A Suíte Paraíso (“The Paradise Suite”)

O cineasta holandês Joost van Ginkel traz histórias de cinco imigrantes residentes em Amsterdã que se cruzam através da dor, sofrimento e redenção.

Ivica (Boris Isakovic de “Uma Segunda Chance Para Amar”) é um carinhoso pai de primeira viagem, mas tem um sinistro trabalho que é praticamente o catalisador dessas histórias; Jenya (Anjela Nedyalkova de “Transpotting 2”) é uma menina de interior que é enganada pela promessa de ser uma modelo de sucesso na capital; Yaya (Issaka Sawadogo de “Samba”) é um pobre imigrante francês que não tem como pagar onde morar; Stig (Magnus Krepper) é um maestro de sucesso que tem problemas com o filho pequeno; Seka (Jasna Djuricic) é uma mãe destroçada pela perda do filho e revoltada pelo seu assassino ainda estar em liberdade.

A condução do diretor é impecável, seja no primeiro ato quando as histórias permanecem desconectadas, seja a partir do segundo ato quando gradativamente as conexões passam a surgir. Inclusive a primeira delas é chocante e mostra a reviravolta e o contraste narrativo que o roteiro propõe, sempre usando cores e sons de maneira poética num cuidado meticuloso e artístico nas composições de cena.

Uma das grandes qualidades do roteiro é que ele fecha os arcos de história sem necessariamente ser definitivo, mas que, de forma subjetiva, não impõe, mas propõe um desfecho para cada personagem chave, sendo que todo o elenco principal consegue performances acima da média para que o espectador se identifique e entenda as dores de cada um.

A Suíte Paraíso” é um pesado drama que ao mesmo tempo desfia poesia e carisma numa combinação de arte e história perfeita para os cinéfilos.

Ficha Técnica

Elenco:
Anjela Nedyalkova
Boris Isakovic
Erik Adelöw
Issaka Sawadogo
Jasna Djuricic
Magnus Krepper
Raymond Thiry
Victoria Koblenko
Sigrid ten Napel
Dragan Bakema
Jeroen Spitzenberger
Yootha Wong-Loi-Sing
Babetida Sadjo

Direção:
Joost van Ginkel

Produção:
Jeroen Beker
Ellen Havenith

Fotografia:
Andréas Lennartsson

Trilha Sonora:
Alexander Doychev
Bram Meindersma

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑