A Vida de Miles Davis (“Miles Ahead”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Nunca um título em português foi tão enganador: “A Vida de Miles Davis” tem pouquíssimo da vida dele e mais de uma bela homenagem dirigida e protagonizada por Don Cheadle (“Capitão América: Guerra Civil”).

Numa entrevista para o repórter da Rolling Stone, Dave (Ewan McGregor de “Em Busca de Justiça”), os dois saem em busca do rolo com sua primeira gravação de volta aos palcos em cinco anos que fora roubado por um produtor sem caráter. Essa parte totalmente fictícia se reveza com um momento mais real de sua vida: o início, meio e fim do seu relacionamento com a dançarina Francis Taylor (a atriz Emayatzy Corinealdi), que inclusive foi capa de seu disco Someday My Prince Will Come de 1961.

As verdades que o diretor tenta passar em sua própria caracterização encantam pela dureza, mas também por sua própria vulnerabilidade ao amor e as consequências de seu egoísmo. Mesmo sendo uma grande licença poética, o roteiro consegue personalizar sua narrativa ao som do trompete de Miles sem perder o ritmo.

McGregor está afiado como coadjuvante e até mesmo a desconhecida (pra mim) Emayatzy Corinealdi estabelece um forte arco dramático. Entretanto é Don Cheadle que carrega o filme nas costas numa performance que relembra seu ótimo protagonista em “Fale Comigo” 10 anos antes.

O filme não poderia terminar sem um show com o Miles de Cheadle e o próprio e é essa levada que faz uma produção que passa longe do biográfico ter tanta energia e conteúdo. Para os fãs é um prato cheio.

Curiosidade:
Uma das poucas cenas verdadeiras no braço de história do rolo de música é quando ele liga para o locutor de uma rádio e diz que ele fala demais. Isso aconteceu e o locutor era Phil Schaap.

Ficha Técnica

Elenco:
Don Cheadle
Ewan McGregor
Emayatzy Corinealdi
Lakeith Stanfield
Brian Bowman
Michael Stuhlbarg
Christina Marie Karis

Direção:
Don Cheadle

Produção:
Robert Ogden Barnum
Don Cheadle
Pamela Hirsch
Darryl Porter
Daniel Wagner
Vince Wilburn Jr.
Lenore Zerman

Fotografia:
Roberto Schaefer

Trilha Sonora:
Robert Glasper

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑