A Vilã (“Ak-Nyeo”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

Já começa com uma das melhores cenas de luta de todos os tempos, bem ao estilo oriental, onde a câmera se transveste em primeira pessoa (quem já viu “Hardcore: Missão Extrema” sabe como é) para depois revelar com tremenda originalidade a nossa heroína – ou a vilã do título, como queiram – Sook-hee (a carismática Ok-bin Kim de “Sede de Sangue”), uma jovem que, após o assassinato do pai, foi criada por um misterioso homem que a vingou e por quem ela se apaixonou, mas que depois aparentemente morreu numa briga de gangues.

Após Sook-hee quase perder a vida ao enfrentar essa gangue (cena inicial), ela é cooptada por uma agência de assassinos e obrigada a matar para ser livre um dia. O que ela não sabe é que tanto a agência quanto a morte de antigo amor tem uma conexão forte com seu passado.

A Vilã” é uma sensacional mistura da tragédia Shakespeariana sangrenta vista em “OldBoy” com as reviravoltas constantes em “A Criada”, ambos filmes também coreanos. Porém, tal qual este último, os cortes secos entre presente e passado ou até as belas rimas visuais criadas pelo diretor Byung-gil Jung devem ser tratadas com atenção, pois são do tipo “piscou, dançou”, isto é, os mais desatentos poderão passar batidos em partes importantes e assim por consequência perder o fio da narrativa.

Ok-bin Kim é a encarnação de uma melancólica tragédia pessoal movida pela vingança e pela esperança vã de que a vida pode melhorar, e assim ela dá à protagonista a dose exata de cada sentimento conflitante que uma pessoa em seu contexto de vida pode ter, ao mesmo tempo determinada, insegura, tímida, amorosa e vingativa. Todas essas contradições encontram naturalmente um caminho seguro e sem forçar a barra através da belíssima atuação de Kim.

Muito mais que pura ação, a produção reveza momentos dramáticos e de suspense, mas quando a porrada começa, a obra sobe num nível onde a tecnologia e a inventividade permite uma sensação fantástica de continuidade das cenas, como se fossem em tomada única e ainda com ângulos praticamente impossíveis de conceber. Como se não bastasse a cena inicial, há pelo menos duas cenas, uma envolvendo motocicletas e outra uma perseguição, que por si só são surpreendentes e já valeria o ingresso.

A Vilã” é ação imperdível com cargas de emoção de apelo global, condução impecável das cenas e uma narrativa que merece total atenção pra ninguém se perder e depois reclamar.

Ficha Técnica

Elenco:
Ok-bin Kim
Ha-kyun Shin
Jun Sung
Seo-hyeong Kim
Eun-ji Jo
Ye-Ji Min

Direção:
Byung-gil Jung

Produção:
Byung-gil Jung

Fotografia:
Jung-hun Park

Trilha Sonora:
Ja wan Koo

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑