Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros (“Abraham Lincoln: Vampire Hunter”, EUA, 2012)

Genre : ,

É o que se pode chamar de criatividade sem responsabilidade. Baseado numa série em HQ, o filme mostra como um dos grandes presidentes americanos, Abraham Lincoln, foi na verdade um caçador de vampiros, num momento da história em que eles queriam dominar o planeta. Começando pela equivocada contratação de um inexperiente e desconhecido Benjamin Walker para ser o protagonista e padecer com sua canastrice, o roteiro produzido por Tim Burton (“Frankenweenie”) e dirigido por Timur Bekmambetov (“O Procurado”), mostra o descaso total que uma adaptação cinematográfica pode ter com a história original.

Parecendo mais uma colcha de retalhos, seus realizadores não entenderam a linguagem da HQ, pois enquanto esta deixa margens para que o leitor junte as peças na mente e até mesmo crie concessões narrativas, já que não há uma continuidade nos quadrinhos, já no cinema essa continuidade faz parte da edição e deve ser compulsória ao roteiro. Não só os eventos que se passam no filme são contados com desleixo – a infância de Lincoln, sua relação com o misterioso mentor Henry (o versátil Dominic Cooper de “Sete Dias com Marilyn” desperdiçando seu talento), bem como o plano nonsense de conquista dos vampiros – como também quebram as convenções vampirescas, tal qual na “Saga Crepúsculo” sem a menor cerimônia e somente quando convém ao roteiro: a própria natureza de Henry e depois a contradição de que um morto-vivo só pode ser morto por um ser vivo é apenas uma bagunça manipuladora que não respeita a inteligência do espectador.

E apesar das cenas de ação conduzidas por Bekmambetov, fazerem jus ao seu contrato, o efeito 3D foi subutilizado ou, no máximo, colocado nas tomadas mais óbvias. Pode se dizer que “Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros” foi uma decepção em quase todos os aspectos, principalmente por ter sido festejado com tanta expectativa.
[rating:2]

Ficha Técnica

Elenco:
Benjamin Walker
Dominic Cooper
Anthony Mackie
Mary Elizabeth Winstead
Rufus Sewell
Marton Csokas
Jimmi Simpson
Joseph Mawle
Robin McLeavy
Erin Wasson
John Rothman
Cameron M. Brown
Frank Brennan
Lux Haney-Jardine

Direção:
Timur Bekmambetov

Produção:
Timur Bekmambetov
Tim Burton
Jim Lemley

Fotografia:
Caleb Deschanel

Trilha Sonora:
Henry Jackman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑