Albert Nobbs (Reino Unido / EUA / Irlanda / França, 2011)

Genre : ,

Nos últimos dois anos, Glen Close de “Ao Entardecer” veio acumulando indicações a prêmios. Em 2013 foi pela série televisiva “Damages” e em 2012 foi por está produção onde ela interpreta uma mulher no início do século XX que se disfarça de homem para ter um cargo melhor dentro do hotel onde trabalha e economizar dinheiro para realização de seus sonhos. Quando ela conhece outra mulher que usa do mesmo artifício, mas está numa condição melhor e inclusive com um casamento de fachada, a protagonista passa a se questionar sobre o que deve fazer para obter a própria felicidade.

Close interpreta Nobbs – nome do personagem masculino que ela adota, sendo que jamais se fala em seu nome real – de uma forma tão discreta (como ela mesma fala que o papel de criado requer) mas que exala eloquência nas pequenas atitudes, exibindo ao mesmo tempo um caráter submisso e uma ambição quase infantil. O personagem dela é tão profundo que com poucas informações sobre seu passado, o espectador é capaz de reconstruir toda a vida sofrida daquela mulher e revivê-la repetidamente. Não é à toa: ela escreveu a peça que deu origem ao filme e interpretou o personagem em 1982 ganhando vários prêmios na época.

O diretor Rodrigo Garcia, que já dirigiu Close em “Uma Questão de Vida”, faz uma película propositalmente depressiva, tendo um desfecho pesado onde o público deve sair positivamente fatigado. Tecnicamente muito bem editado e com uma reconstituição de época meticulosa, a produção ainda tem um ótimo elenco coadjuvante com destaque para o camaleônico jovem ator Aaron Johnson de “O Garoto de Liverpool” como o antagonista que tenta aplicar um golpe em Nobbs.

É gratificante ver um filme que foge de clichês e não tem medo de causar sentimentos de angústia e dor na platéia, mesmo que também funcione como cinema escapista. Glen Close é mestre.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Glenn Close
Antonia Campbell-Hughes
Mia Wasikowska
Pauline Collins
Maria Doyle Kennedy
Mark Williams
James Greene
Serena Brabazon
Michael McElhatton
Dolores Mullally
Bonnie McCormack
Phyllida Law
Brendan Gleeson
Kenneth Collard
Judy Donovan
Jonathan Rhys Meyers
Phoebe Waller-Bridge
Emerald Fennell
John Light
Daniel Costello
Angeline Ball
Philip O’Sullivan
Aaron Taylor-Johnson

Direção:
Rodrigo Garcia

Produção:
Glenn Close
Bonnie Curtis
Julie Lynn
Alan Moloney

Fotografia:
Michael McDonough

Trilha Sonora:
Brian Byrne

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑