Além da Escuridão – Star Trek (“Star Trek Into Darkness”)

Nunca um filme funcionou tão bem como uma aventura espacial avulsa e ao mesmo tempo como uma das maiores homenagens à saga de “Jornada Nas Estrelas”. Em suma, a frota estrelar passa a sofrer ataques terroristas de um misterioso vilão, interpretado por Benedict Cumberbatch de “Cavalo de Guerra”, como uma espécie de Osama Bin Laden do futuro. O Capitão Kirk e sua equipe então empreendem uma caçada para achar o terrorista, mas não sabem que há uma conspiração por trás que pode desencadear uma guerra interplanetária.

Pra quem tem pouquíssimo conhecimento no universo da franquia que já dura décadas e foi reavivada em 2009 pela mente criativa do diretor J.J. Abrams, o espectador verá a produção como uma excelente aventura onde vai saber tudo o que precisa dentro do próprio filme, pois ele faz questão de explicar sua intrincada trama de forma acessível, sem, por outro lado, ofender a inteligência dos trekkers (fãs da saga) de plantão. Até o lado cômico da série – que sempre existe – procurou ser mais comedido para não ofuscar a seriedade do tema e sempre acerta em cheio o timing.

As cenas de ação são de extrema competência, algumas de tirar o fôlego e com efeitos especiais impecáveis. A realidade da Terra no futuro é mostrada de forma sóbria, porém imponente e épica e tem grande participação na trama, principalmente em seus primeiro e último atos. E por falar em realidade, ao contrário de enlatados para agradar a censores, o diretor não se furta em mostrar cenas mais pesadas como de civis ou tripulantes morrendo em meio a ataques.

Agora para quem é fã, ou conhece muito bem o universo de Kirk, Spock, McCoy e cia, “Além da Escuridão” é nada menos que um deleite. São tamanhas as referências tanto aos filmes anteriores, como a episódios da série de TV, que os entendidos vão pular da cadeira. Desde as naves espaciais usadas em todos os filmes enfileiradas como miniaturas na mesa de um comandante, quanto a trilha sonora (obrigado ao compositor Michael Giacchino, parceiro de J.J. Abrams em quase todos os seus filmes), diálogos e até mesmo situações com um redesenho engenhoso transformam a obra num produto único, porém confeccionado com elementos tirados da fonte da saga, num resultado que deixa um gosto de triste despedida quando o filme termina recitando uma das sentenças mais conhecidas de toda a saga.

Além da Escuridão” consegue ter tudo o que se precisava para ser um dos mais genuínos produtos de “Jornada nas Estrelas” mesmo depois de tanto tempo de sua origem. Isso, além de ser ainda melhor que seu antecessor de 2009 e muito mais denso. Sensacional!

Ficha Técnica

Elenco:
Chris Pine
Zachary Quinto
Zoe Saldana
Karl Urban
Simon Pegg
John Cho
Benedict Cumberbatch
Anton Yelchin
Bruce Greenwood
Peter Weller
Alice Eve
Noel Clarke
Thomas Harewood
Amanda Foreman

Direção:
J.J. Abrams

Produção:
J.J. Abrams
Bryan Burk
Alex Kurtzman
Damon Lindelof
Roberto Orci

Fotografia:
Daniel Mindel

Trilha Sonora:
Michael Giacchino

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑