Alfa (“Alpha”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

É a versão pré-histórica de “Marley & Eu”. Ou então uma espécie de Lassie misturado com o filme “10.000 a.C.”, só que há 20.000 a.C.

Só que essas misturas talvez não consigam denotar o filme em si, pois ele tem uma abordagem diferenciada. Naquela época tribos que falavam uma linguagem própria vivia da caça e da coleta. Numa dessas caças, o filho do chefe, Keda (Kodi Smit-McPhee de “Romeu e Julieta”) cai de um penhasco, é dado como morto, mas sobrevive. Sua jornada de volta pela tribo, acaba sendo acompanhado por um lobo que pouco a pouco se torna amigo do protagonista. Ou seja, é a primeira amizade entre o homem e o cachorro (nesse caso quase cachorro) da história do cinema.

A estética é uma das grandes atrações, pois a diferença de paisagens (algumas por efeitos em CGI) e que vão mudando ao longo do arco de história do nosso herói são belíssimas e com ângulos e imersões que o diretor de fotografia Martin Gschlacht (“Boa Noite Mamãe“) soube encaixar perfeitamente e usá-lo constantemente sem se tornar repetitivo, pois sua estética sempre adere à narrativa.

Esta narrativa tem como elemento chave o relacionamento entre menino e lobo e o diretor Albert Hughes (“O Livro de Eli“) entende bem como construir essa relação sem que seja óbvio e rápido demais.

Entretanto, os eventos mostrados contêm poucos conflitos e, tirando o espetáculo visual, não há muita coisa que empolga. E olha que, em tese, deveria conter seu quinhão de ação. Além disso, alguns clichês de filmes do gênero canino dão as caras por aqui desnecessariamente e de forma previsível.

Alpha” é uma Sessão da Tarde com espetáculo visual que merece ser apreciado, mesmo que esquecível no dia seguinte.

Curiosidades:

– A linguagem da tribo foi inventada apenas para o filme.
– Os “lobos” são uma raça híbrida rara chamada Czechoslovakian e alguns também foram feitos em computação gráfica.
– Há uma locução de Morgan Freeman que aparece em um dos trailers, mas foi cortado na edição do filme. E há uma locução em inglês do próprio protagonista que também só aparece em um dos trailers.
– Quatro bisões morreram para fazer a cena do penhasco, o que incomodou a sociedade protetora dos animais dos EUA, porém eles foram comprados de uma fazenda de abate para este fim.

Ficha Técnica

Elenco:
Kodi Smit-McPhee
Jóhannes Haukur Jóhannesson
Marcin Kowalczyk
Jens Hultén
Natassia Malthe
Spencer Bogaert
Mercedes de la Zerda
Leonor Varela

Direção:
Albert Hughes

Produção:
Albert Hughes
Andrew Rona

Fotografia:
Martin Gschlacht

Trilha Sonora:
Joseph S. DeBeasi
Michael Stearns

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑