Aliados (“Allied”)

Genre : , , ,
Actor : ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2016

Passando por uma safra de filmes sérios ou subversivos como “O Vôo” e “A Travessia”, Robert Zemeckis conta com mais uma trama forte contada de forma simples e ganha na direção.

No início da 2ª Guerra Mundial, Max (Brad Pitt de “A Grande Aposta”) pousa no Marrocos para uma missão sob o SOE (espécie de Serviço Secreto Inglês) em conjunto com a agente francesa Marianne (Marion Cotillard de “Assassin’s Creed”). Em resumo, eles se apaixonam, casam e um ano depois, Max é chamado pelo SOE, onde se afirma que Marianne sempre foi uma espiã dupla e está passando informações para os alemães. Atordoado e indignado, Max procura provar o contrário com o pouco tempo que tem, enquanto sua desconfiança fica cada vez maior.

Zemeckis não é bobo e colocou o melhor do design de produção, cenografia, figurino e efeitos especiais para ambientar e dar um tom épico na narrativa, além de tentar ousar em enquadramentos, emulando mestres como Brian de Palma com resultados bem razoáveis. Conseguiu desenvolver bem os personagens, apesar de que duas horas serem um pouco demais para um arco sem grandes complexidades, além de evocar o suspense necessário (nem mais, nem menos) para o contexto.

Mas nada poderia dar certo se os protagonistas não colaborassem e, se Brad Pitt soa apenas correto como o introspectivo Max, Marion Cotillard rouba todas as cenas com sua melancólica Marianne e, ela sim faz com que o espectador se divida entre culpa-la ou inocentá-la muito mais até do que as intrincadas guinadas que o roteiro dá.

E essa composição entre os aspectos técnicos, direção e atuação faz com que o público se identifique e conecte com o casal numa torcida positiva mesmo com a tragédia anunciada. Destaque para a trilha do mestre Alan Silvestri, parceiro do diretor desde e a época do icônico “De Volta Para o Futuro

Aliados” é charmoso, lembra os grandes clássicos como o próprio “Casablanca”, lugar várias vezes citado no primeiro ato, abraça clichês sem medo, tem uma química imediata entre os protagonistas e constrói um arco dramático que é sublime em sua simplicidade.

Curiosidades:

– Marion Cotillard foi quem ensinou o pouco francês que Brad Pitt fala em cena.
– A trama foi inspirada numa história que o roteirista escutou da tia de uma namorada quando era jovem e lavava pratos num restaurante.

Ficha Técnica

Elenco:
Brad Pitt
Marion Cotillard
Vincent Ebrahim
Xavier De Guillebon
Camille Cottin
August Diehl
Fleur Poad
Anton Blake
Daniel Betts
Sally Messham

Direção:
Robert Zemeckis

Produção:
Graham King
Steve Starkey
Robert Zemeckis

Fotografia:
Don Burgess

Trilha Sonora:
Alan Silvestri

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑