Aliança do Crime (“Black Mass”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2015

Johnny Depp (“Mortdecai: A Arte da Trapaça”) mais uma vez se mostra camaleônico ao encarnar o gangster James “Whitey” Bulger que, a partir da década de 70 saiu de apenas mais um delinquente do sul de Boston para tomar o submundo da cidade com extorsão, drogas e assassinatos. Tudo isso por causa de uma aliança que ele fez com o FBI, personificado no agente John Connolly (Joel Edgerton de “O Presente”). Enquanto o FBI ia prendendo os chefes da máfia denunciados por Bulger, o próprio ia assumindo as operações de seus adversários.

Depp nos brinda com uma persona ameaçadora, apesar do semblante franzino, calvo e com olhos azuis marcantes. Sempre implacável, apenas o som da sua voz já desperta tensão pela imprevisibilidade de seus atos. Só que Joel Edgerton está tão bem quanto o protagonista como um agente infantil que se deixa manipular, mas tenta manipular a todos em sua volta através de mentiras que se acumulam e que podem causar sua própria destruição.

A história, recheada de fatos memoráveis teve que ser ceifada para caber em duas horas, o que faz o espectador perder muito de sua linha do tempo. Portanto não fica óbvio entender a empreitada que elevou Bulger ao rei da máfia de Boston, mesmo com os depoimentos em off, recurso usado pelo diretor Scott Cooper (“Tudo por Justiça”) para saltar no tempo dando poucas explicações. Mesmo sem influenciar na narrativa principal, há algumas lacunas não preenchidas como por exemplo: o destino da esposa do protagonista, seu envolvimento com o IRA, como seu irmão Billy (Benedict Cumberbatch de “O Jogo da Imitação”) conseguiu chegar tão longe na sua carreira política, entre outros fatos. Daí temos um roteiro que acaba sendo uma compilação dos “melhores” (será?) momentos ou dos mais relevantes (será?) da vida de Bulger. Mas o que se vê na tela é muito bem feito, com direção, atuação, fotografia e trilha sonora em uníssono provocando uma experiência tensa e calcada na realidade com cenas e desfechos chocantes.

Com um elenco de primeiríssima linha, “Aliança do Crime” é um tipo certo de Depp que estava nos devendo um filme acima da média, mas que ao mesmo tempo revela ser um trabalho de equipe. Funcionou.

Ficha Técnica

Elenco:
Johnny Depp
Joel Edgerton
Benedict Cumberbatch
Dakota Johnson
Kevin Bacon
Peter Sarsgaard
Jesse Plemons
Rory Cochrane
David Harbour
Adam Scott
Corey Stoll
Julianne Nicholson
W. Earl Brown
Bill Camp
Juno Temple

Direção:
Scott Cooper

Produção:
Scott Cooper
John Lesher
Patrick McCormick
Brian Oliver
Tyler Thompson

Fotografia:
Junkie XL

Trilha Sonora:
Masanobu Takayanagi

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑