Amanhecer Violento (“Red Dawn”)

Genre :
Actor : , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2012

Uma das premissas mais babacas do mundo pós Guerra Fria: a Coréia do Norte (bola da vez) conquista parte dos EUA com uma arma que paralisa todas as defesas, a qual ninguém sabe como surgiu. Numa das cidades conquistadas, um grupo de jovens suicidas, ou melhor, patrióticos forma uma milícia contra a força invasora para defender sua cidade e seu tão “glorioso” país. Porque os EUA não jogam uma bomba atômica na Coréia do Norte se por menos já fizeram com Hiroshima e Nagasaki? Não que a pergunta queira incitar a violência, mas é uma questão óbvia num raciocínio americano. E que invasão mal feita é essa onde o céu se enche de aviões e logo depois não se vê vestígios deles? E que cidade é essa que só tem um único policial, já que não se vê nem sombra de uma força de polícia?

Por uma incrível coincidência, os filhos desse policial são os jovens que vão liderar a milícia, interpretados pelo “Thor” Chris Hemsworth e Josh Peck (“Garotas Sem Rumo”). O primeiro é um daqueles fuzileiros que adora fazer discursos em prol da igualdade (mas só presta se for igualdade nos termos dos EUA), enquanto o segundo atravessa aquele drama de ser o irmão inferior, sendo que a cena inicial onde ele faz seu time da escola perder é quase um carimbo do roteiro. Falando em discurso é difícil saber o pior: se é dos americanos ou dos coreanos com o papo de que vieram pra ajudar a expurgar a nociva cultura norte-americana.

A escapada deles, e a forma como eles entram e saem da cidade sitiada é praticamente um insulto à inteligência do espectador. A cenografia é absurda: quando se olha a cidade de longe, tem-se a clara impressão de que é mais uma daquelas cidadezinhas no interior americano, mas quando se está lá, ela se mostra com prédios imponentes, dependendo da necessidade do patético roteiro. O diretor estreante Dan Bradley, que é na verdade – pasme – um dublê, ainda arranja tempo para cenas humorísticas como a do “sangue de veado” e momentos românticos, como se nada estivesse acontecendo.

O que se salva, mas não salva o filme, são algumas cenas de ação, provavelmente a especialidade de um dublê e diretor, e a beleza das personagens femininas, que só serve para desfilar mesmo. Pra quem não sabe “Amanhecer Violento” é uma refilmagem da produção homônima de 1984 que tinha Patrick Swayze e Charli Sheen no elenco. E se naquela época já foi ruim, imagina agora.

Ficha Técnica

Elenco:
Chris Hemsworth
Josh Peck
Josh Hutcherson
Adrianne Palicki
Isabel Lucas
Connor Cruise
Edwin Hodge
Brett Cullen
Alyssa Diaz
Julian Alcaraz
Will Yun Lee
Jeffrey Dean Morgan

Direção:
Dan Bradley

Produção:
Beau Flynn
Tripp Vinson

Fotografia:
Mitchell Amundsen

Trilha Sonora:
Ramin Djawadi

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑