Amante a Domicílio (“Fading Gigolo”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Se tem algo difícil nesse mundo é o clamado e controverso Woody Allen (diretor do premiado “Blue Jasmine”) atuar num filme em que ele não dirige. Sabe-se Deus como, John Tuturro, ator de filmes como “Transformers” e diretor ocasional, conseguiu a presença de Allen em sua mais nova empreitada na direção.

Ele (Turturro) é Fioravante um florista cujo melhor amigo Murray (Allen) passa por dificuldades. Então Murray propõe a Fio que possa atuar como garoto de programa para mulheres maduras agenciado por Murray. Tudo vai relativamente bem até que ele conhece Avigal (Vanessa Paradis: ex-cantora, ex-namorada de Johnny Depp e atriz nas horas vagas) uma judia ferrenha pela qual passa a nutrir sentimentos sem saber que ela já tem um admirador secreto e ciumento, o patrulheiro Dovi (Liev Schreiber de “Os Últimos Dias em Marte”).

Nem é preciso dizer que quando Allen abre a boca e usa seus maneirismos peculiares, o espectador vai se sentir num próprio filme dirigido por Woody Allen. Seu timing cômico, suas piadas e, até mesmo quando tenta dar um ar mais sério, são impagáveis e praticamente rouba todas as cenas e em alguns momentos até dá pra se ter dúvida de quem é o protagonista. Já Turturro tem uma presença mais discreta, porém essencial para o papel que desempenha, como um homem que entende das mulheres, mas não consegue encarar bem a nova “profissão”.

Outra coisa que nos faz pensar estarmos num filme de Allen é a fotografia nova iorquina, captando a essência da comunidade judaica nos EUA feita com muito charme por Marco Pontecorvo (“Cartas Para Julieta”). Agora, se há um destaque definitivo, é o repertório musical desta obra que consegue, por si só, elevar a produção a um novo patamar. Temos aí uma deliciosa mistura de jazz, tango, música italiana e a essência de clássicos americanos, indo de Frank Sinatra até a própria Vanessa Paradis que assina uma das faixas (vamos retirar o ex-cantora de cima).

Por incrível que pareça, o grande pecado de “Amante a Domicílio” é a direção de Turturro. O desenvolvimento da história é fragmentado o que faz com que o público demore pra se localizar quando às motivações dos personagens, além de errar bastante na edição como se tivesse cortando à força partes da narrativa, enfraquecendo o ritmo.

Chega até ser uma pena um filme com qualidades técnicas e de atuação tão atrativas errar justo em seu cerne que é a maneira como se conta os eventos. Mesmo assim é mais do que suficiente para ser bem recomendado com as ressalvas já citadas. Um deleite para os fãs de Woody Allen e de uma boa música.

Ficha Técnica

Elenco:
John Turturro
Woody Allen
Vanessa Paradis
Liev Schreiber
Sharon Stone
Sofía Vergara
Tonya Pinkins
Jade Dixon
Aubrey Joseph
Dante Hoagland
Isaiah Clifton
Michael Badalucco
Aida Turturro
Allen Lewis Rickman
Teddy Bergman

Direção:
John Turturro

Produção:
Bill Block
Paul Hanson
Jeffrey Kusama-Hinte

Fotografia:
Marco Pontecorvo

Trilha Sonora:
Abraham Laboriel
Bill Maxwell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑