Ameaça Profunda (“Underwater”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

Agora que Kristen Stewart começou a entrar na fase mais comercial de sua carreira, ela até que tem feito boas escolhas. Depois do ótimo, mas subestimado “As Panteras” ela foi para o terror e fez quase um filmaço. Só ficou no quase.

O filme começa sem descanso: ela é Norah, uma engenheira que trabalha num imenso complexo submarino no ponto mais profundo da Terra, a Fossa das Marianas. Em menos de cinco minutos de projeção, o complexo praticamente explode deixando pouquíssimos sobreviventes que precisam achar um caminho para escapar. Entretanto o que eles não sabem é que sem querer libertaram uma criatura que tem fome de gente.

Se vocês pensaram no clássico “Alien, O Oitavo Passageiro”, acertaram em cheio na base dessa produção. Ela é totalmente inspirada na obra de Ridley Scott, imbatível e feita em 1979. É tanto que o próprio início de “Ameaça Profunda” é uma rima visual ao início de “Alien”, trocando o espaço pelo fundo do mar; a protagonista – feminina – é quase que um espelho da Tenente Ripley, interpretada pela gloriosa Sigourney River; e tem até a empresa malvada que manda seus funcionários propositalmente para esse ambiente de altíssimo risco. Há um determinado momento que ainda comparam o fundo do mar com o espaço, sobre a dificuldade de se pedir ajuda (“No espaço, ninguém pode ouvir seus gritos”).

Apesar disso, a obra dirigida por William Eubank de “O Sinal: Frequência do Medo” faz referência – algumas óbvias – há várias produções de terror e ficção como é o caso de “Gravidade” com um subtema praticamente igual (mulher escapando de um ambiente inóspito e mortal com todas as dificuldades que lhe são impostas por este).

É um filme difícil, pois as tomadas submarinas – e grande parte da ação acontece com os personagens andando no fundo do mar em um total breu – não revelam muito e, se por um lado constroem uma tensão do desconhecido frente ao público, por outro há muita confusão sobre o que está acontecendo na tela e o espectador às vezes precisa mais se preocupar em entender visualmente os eventos do que ter o medo alvejado pelos seus realizadores daquilo que absorveu.

Esse ponto permeia praticamente todos os aspectos da narrativa, trazendo aquele “quase” que citei logo no início: as mortes são quase ótimas, a criatura é quase aterrorizante, a cenografia, design de produção e fotografia são quase claustrofóbicas e os personagens são quase bem desenhados.

Ah sim, e o alívio cômico do personagem de TJ Miller de “Deadpool” não ajuda.

Ameaça Profunda” é um terror digno de uma boa experiência no cinema que no mínimo satisfaz e no máximo, quase decola. Quase.

Curiosidades:

– Por problemas contratuais com o estúdio, o filme ficou parado por 3 anos sem ser lanaçdo. Ele foi filmado em 2017.
– Kristen Stewart raspou o cabelo exclusivamente para o filme. Durante as sessões de fotos para o filme, ela costumava ajeitar os cabelos pensando que ainda estavam longos e em segundos percebia que os tinha cortado.

Ficha Técnica

Elenco:
Kristen Stewart
T.J. Miller
Jessica Henwick
Vincent Cassel
John Gallagher Jr.
Mamoudou Athie
Gunner Wright

Direção:
William Eubank

Produção:
Peter Chernin
Tonia Davis
Jenno Topping

Fotografia:
Bojan Bazelli

Trilha Sonora:
Marco Beltrami
Brandon Roberts

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑