Amigos Para a Vida (“About Alex”)

Genre :
Actor : , , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Um grupo de amigos se mobiliza depois que um deles, Alex (Jason Ritter de “O Sistema”) tenta cometer suicídio. Longe uns dos outros há muito tempo, essa aproximação repentina vai gerar inesperados conflitos sobre assuntos inacabados.

Com um elenco mais ou menos conhecido – daquele que a maioria pode não saber o nome, mas sabe que já viu em algum lugar – a química é imediata de tal forma que fica crível que os personagens realmente são (ou já foram) grandes amigos. Inclusive há uma bela cena de flashback que mostra isso. Por outro lado, o roteiro não sabe o significado de sutileza, pois desde o primeiro momento, os problemas de cada personagem parecem gritar na tela, o que torna muitos momentos quase caricatos. Reparem que falei em momentos e não e atuações, pois os artistas deram duro para que esse problema de roteiro não transparecesse na tela, mas foi quase impossível.

Por exemplo, Josh (Max Greenfield de “Encontros e Desencontros com o Amor”) tem uma raiva infundada do mundo e se indispõe com todos desde o início; Sarah (Aubrey Plaza de “Os Caça-Noivas”) já aparece em tela com um ciúme desmedido por Isaac (Max Minghella de “Amaldiçoado”) que chega com sua namorada Kate (a lindinha Jane Levy de “Moster Trucks”), mas que não espera cinco minutos pra ficar confuso entre as duas. E ainda há o casal Siri (sim, fazem piada com o iPhone) e Ben, interpretados por Maggie Grace e Nate Parker de “A Escolha” e “Esquadrão Red Tails” respectivamente, um casal que parece ser ter tido um conflito egoísta quanto ao trabalho de ambos e que piora quando ela recebe um convite pra trabalhar em outro Estado.

Com tantos conflitos por pouco não sobra espaço para falar da tentativa de suicídio de Alex. Inclusive chega a ser irônico que o título em inglês cuja tradução literal de “Sobre Alex”, mas talvez seja o tema com menos tempo em tela.

Por sorte ou competência, o diretor estreante Jesse Zwick (sim, filho do diretor Edward Zwick de “Jack Reacher” e “O Dono do Jogo”), consegue conduzir a narrativa equilibrando esses extremos, criando vínculos que solidificam a história e o que é melhor: dá um sentido para todos esses problemas, mesmo que suas respectivas soluções próximo a final sejam meio forçadas e bruscas.

Amigos Para a Vida” se salva entre mortos e feridos e entrega uma química surpreendente entre diretor e elenco, para um roteiro escrito com menos cuidado do que deveria. Vale a pena.

Curiosidades:
– Antes de tentar se suicidar no início do filme, Alex escreve uma mensagem em seu celular: Pergunte por mim amanhã, e achará um homem morto.” – Essa é a frase que Mercucio profere antes de sua morte em Romeu e Julieta de Shakespeare.
– No jantar, Sarah menciona que o papo deles parece aqueles filmes de jovens dos anos 80. Há um filme chamado “o Reencontro” de 1983 com uma trama praticamente igual, com a diferença de que os amigos se encontram para o funeral de um deles. Por sinal, o elenco é estelar com Kevin Kline, Jeff Golblum, Glen Close, William Hurt, entre outros.

Ficha Técnica

Elenco:
Nate Parker
Jason Ritter
Maggie Grace
Max Greenfield
Aubrey Plaza
Max Minghella
Jane Levy

Direção:
Jesse Zwick

Produção:
Adam Saunders

Fotografia:
Andre Lascaris

Trilha Sonora:
Joel P. West

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑