Amizade Desfeita 2: Dark Web (“Unfriended: Dark Web”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

Apesar de ser uma continuação e ter exatamente a mesma estética – o filme se passa todo numa tela de computador – ele nada tem a ver com o seu antecessor. Enquanto no primeiro existia uma espécie de força sobrenatural, nesses as forças são bem humanas.

É interessante notar que o protagonista Colin Woodell fez um filme com a mesma abordagem deste, o excelente “Buscando…”, e aqui ele é Matias que rouba um laptop de um achados e perdidos para melhorar a performance de um software que ele vem desenvolvendo para poder falar com a sua namorada surda muda a distância e daí começa a bater papo com os amigos via Skype. O que ele não sabe é que esse notebook pertence a um membro de uma seita macabra de hackers assassinos e que sua atitude pode ter custado a vida de todos os seus amigos.

A grande sacada do roteiro é que todos os artifícios que os hackers usam quando descobrem quem está com o notebook são explicáveis até para aqueles que entendem pouco de informática. Quem entende bastante estará em casa, completamente familiarizado com os termos e protocolos usados na história.

O diretor sabe usar bem o tempo para criar a tensão, mesmo que às vezes se estenda demais por necessidade da tecnologia que é praticamente a essência da narrativa. Só não é melhor porque a violência é pouco gráfica e feita justamente para uma censura mais brande, o que afeta o resultado final. Se bem que o último ato, ou melhor, o desfecho até que se solta um pouco mais.

Amizade Desfeita 2” é tão bom quanto o primeiro, comete basicamente os mesmos erros e repete a abordagem que não deixa de ser interessante e com a dinâmica proposta está longe de saturar.

Curiosidades:

– Pra quem não sabe o que é dark web, é a parte da internet que não é vista nos mecanismos de busca e só pode ser acessada com protocolos especiais. Lá se negocia várias coisas ilegais, de drogas até assassinatos, pagando-se através de criptomoedas como o Bitcoin.
– Foram escrito quatro finais diferentes e filmados dois finais diferentes.
– O diretor fez o upload do trailer primeiramente na dark web e depois na Internet.
– O nome original era “Amizade Desfeita 2: Noite de Jogo”, mas como foi lançado próximo à comédia com o mesmo nome, “Noite de Jogo”, resolveram mudar o subtítulo.
– A atriz Stephanie Nogueras que interpreta a namorada surda-muda é surda-muda mesmo na vida real.
– Um dos personagens fala sobre ir a um protesto numa das cenas. Esse protesto realmente existiu.
– O código para entrar no ambiente da seita, Abyssus Abyssum Invocat, é um ditado em latim que significa “Um passo errado leva a outro passo errado”, denotando um efeito bola de neve.

Ficha Técnica

Elenco:
Colin Woodell
Stephanie Nogueras
Betty Gabriel
Rebecca Rittenhouse
Andrew Lees
Connor Del Rio
Savira Windyani
Douglas Tait
Bryan Adrian
Chelsea Alden
Alexa Mansour

Direção:
Stephen Susco

Produção:
Timur Bekmambetov
Jason Blum

Fotografia:
Kevin Stewart

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑