Amizade Desfeita (“Unfriended”)

Coincidentemente essa semana o Cinecríticas escreveu sobre filmes que tem idéias fora da caixa, apesar de medianos: “Terror nos Bastidores” (um filme dentro do filme), “Anomalia: Corrida Contra a Vida” (trama contada apenas através de flashes) e agora “Amizade Desfeita”, cuja linguagem narrativa se passa toda na tela de um computador através da interatividade entre amigos no Skype e redes sociais como Facebook.

Um grupo de amigos faz uma conferência via Internet rotineira, porém aparentemente são invadidos por um hacker que diz ser uma amiga que cometeu suicídio por bullying um ano antes. Essa pessoa ou entidade começa a revelar os segredos mais obscuros do grupo e ameaça mata-los da mesma forma: através de um suicídio induzido.

A dinâmica entre as diversas janelas abertas e os diálogos seja por Skype ou chat escrito nunca deixa o espectador perdido, estando sempre a par de onde olhar para absorver as informações que passam a se revelar. E mais interessante é que os segredos não rotulam os personagens, mas desmistifica os estereótipos normais dos filmes de terror. A tensão consegue ser crescente sem nenhuma trilha sonora.

Por outro lado, mais uma vez temos que a pedida principal – as mortes – são mais sugeridas do que vistas e editadas através dos lags de vídeo propositais para que o filme pudesse ter uma classificação etária mais favorável o que pode não deixar a produção menos tensa, mas com certeza menos chocante.

Com um final burocrático demais, “Amizade Desfeita” inova na linguagem, tem tensão constante, mas esquece um dos grandes pilares que fazem um filme ser de terror e deixa a violência muito menos explícita do que poderia.

Curiosidade: O filme inteiro foi feito numa casa só com os atores em cômodos diferentes

Ficha Técnica

Elenco:
Heather Sossaman
Courtney Halverson
Shelley Hennig
Moses Storm
Will Peltz
Renee Olstead
Jacob Wysocki
Matthew Bohrer

Direção:
Levan Gabriadze

Produção:
Timur Bekmambetov
Nelson Greaves

Fotografia:
Adam Sidman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑