Amor Por Direito (“Freeheld”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Hollywood entende muito bem o apelo de filmes com pacientes terminais ou pelos direitos dos grupos de minoria. Apesar de parecer clichê, se continuarem a fazer filmes como “Amor Por Direito”, podem fazer sempre que quiser.

A produção conta a história real da policial Laurel Hester (Julianne Moore de “Kingsman: O Círculo Dourado”) que se une a uma mulher bem mais jovem, Stacie (Ellen Page de “Além da Morte”) no início dos anos 2000. Vivendo uma relação discreta, tudo muda quando Laurel é diagnosticada com câncer e quer deixar a sua pensão para Stacie, o que é imediatamente vetado pela lei, visto que elas foram um casal de lésbicas. Então elas passam a lutar contra o sistema contando com a ajuda de amigos.

Há uma importância histórica dado que este foi um ato que explodiu na mídia americana e foi o primeiro grande passo para a aprovação do casamento gay nos EUA. E o diretor Peter Sollett – de “Nick e Norah – Uma Noite de Amor e Música” – dessa vez soube ser objetivo e sem perder tempo com uma narrativa contemplativa, põe logo a dupla de protagonistas desenvolvendo sua relação no tempo exato de criarmos afinidade e afeição para bombardear o espectador com a trama do câncer.

Nem é preciso dizer que Julianne Moore domina o papel como ninguém, enquanto Ellen Page se mantem corretíssima. A outra trama que fica entremeada a esta é justamente a luta judicial pelos direitos de Laurel. Só que aqui quem lidera é bem mais seu parceiro da polícia Dane (o ótimo Michael Shannon de “Frank & Lola: Amor Obsessivo”) e o ativista Steven (Steve Carell de “A Guerra dos Sexos”, fazendo no mínimo uma curiosa participação). Ao mesmo tempo em que são duas ótimas tramas totalmente interligadas, o peso emocional parece distribuído ao invés de potencializado, isto é, ambas as narrativas tocam o público, mas não se somam para provocar um efeito mais robusto.

Entretanto, isso não tira a força da produção que ainda conta com uma emocionante trilha sonora do mestre Hans Zimmer (“Blade Runner 2049”) em parceria com o ex guitarrista do The Smiths, Johnny Marr!

Amor Por Direito” tem o peso de uma história real jogando a seu favor, mais ótimas atuações e uma direção que segura a narrativa do início ao fim.

Ficha Técnica

Elenco:
Julianne Moore
Ellen Page
Michael Shannon
Steve Carell
Luke Grimes
Gabriel Luna
Anthony DeSando
Skipp Sudduth
Josh Charles
Kevin O’Rourke
Tom McGowan
William Sadler
Dennis Boutsikaris
Adam LeFevre
Jeannine Kaspar

Direção:
Peter Sollett

Produção:
Kelly Bush Novak
Julie Goldstein
Phil Hunt
Duncan Montgomery
Ellen Page
Compton Ross
Jack Selby
Michael Shamberg
Stacey Sher
James D. Stern
Cynthia Wade

Fotografia:
Maryse Alberti

Trilha Sonora:
Johnny Marr
Hans Zimmer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑