Anon

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2019

Num futuro próximo alternativo, todos os cidadãos são monitorados por implantes oculares colocados no nascimento que possibilitam inúmeras possibilidades dentro de uma realidade aumentada.

O agente Sal (Clive Owen de “Um Fim de Semana Diferente”) então se depara com uma série de assassinatos, mas que não consegue vislumbrar o assassino pois esse não tem registro e pode estar ligado com os trabalhos da misteriosa hacker Anon (Amanda Seyfried de “Gringo: Vivo ou Morto”).

O roteiro tem uma premissa bastante interessante da teoria do “big brother”, seus efeitos colaterais e suas limitações, sendo o hacker parte de ambas.

A abordagem, apesar de amarrar várias pontas, tem um problema sério de materialização técnica na transposição pelo diretor Andrew Niccol de “A Hospedeira”. Grande parte das cenas são feitas com a câmera em primeira pessoa, representando a sua própria visão ou a visão que os personagens tem de uma terceira pessoa. Só que a câmera não se move como uma pessoa, deixando os movimentos do olho bastante engessados e inverossímeis.

Da mesma forma acontece quando o personagem faz algum movimento como pegar uma arma, lavar as mãos, tomar um drink, etc: ele parece estar fazendo com uma lentidão como se fosse para deixar o espectador absorver cada movimento, mas o tiro saiu pela culatra e as cenas parecem quase que coreografadas.

O desfecho também sofre da teoria versus prática: tem uma boa reviravolta, mas na hora de se mostrar ao público, isso não se transforma em surpresa ou tensão.

Anon” tem uma boa história, traz discussões relevantes sobre privacidade, mas não soube fazer a passagem da escrita para a tela, tornando ações e atuações artificiais.

Ficha Técnica

Elenco:
Clive Owen
Amanda Seyfried
Colm Feore
Jean-Michel Le Gal
Daniel Stolfi
Sara Mitich
Joe Pingue
Conrad Coates
Mayko Nguyen
Jaiden Cannatelli
Tara Koehler
Ethan Tavares
Sonya Walger
Doug Murray
Jordan Claire Robbins
Jonathan Potts
Rachel Roberts
Toyin Ishola
Sebastian Pigott
David Storch
Billy Parrott
Amadou Kebe

Direção:
Andrew Niccol

Produção:
Daniel Baur
Oda Schaefer
Oliver Simon

Fotografia:
Amir Mokri

Trilha Sonora:
Christophe Beck

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑