Anos 90 (“Mid90s”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

Apesar do título, estréia no cinema do ator Jonah Hill (“Cães de Guerra”) não é bem o retrato de uma década, mas o retrato de parte de uma juventude que viveu naquela época.

A história tem em seu protagonista, o menino Stevie (Sunny Suljic de “O Mistério do Relógio na Parede”), também o alter ego do espectador. Ele é um menino de uma família disfuncional (será que existe de verdade uma família funcional?) com uma mãe de bom coração, mas despreparada (Katherine Waterston da saga “Animais Fantásticos”), e que sofre constantemente bullying de seu irmão (Lucas Hedges de “Lady Bird”).

Então ele acaba se metendo com um grupo de skatistas um pouco mais velhos que só curtem fumar, beber, ir em festas e – é claro – andar de skate, o que gera uma má influência, ao mesmo tempo que ensina o valor da amizade.

Hill filma em 16mm com o equipamento da época e por isso o filme tem o enquadramento que se passa numa TV, tal qual suas cores e saturação. Apesar da reconstituição de época estar muito bem feita, provavelmente o público não deve dar muita atenção, pois é um filme de personagens e costumes. O elenco de coadjuvantes (a gangue) é desconhecido, mas fazem um ótimo trabalho segmentando a personalidade de cada um e, inclusive, criando afinidade com o espectador.

Talvez o mais interessante é que, apesar de estar claro, conhecermos e diferenciarmos o certo do errado, o roteiro nunca se posiciona contra os atos dos personagens e o desfecho mostra algumas das tristes consequências, mas sem necessariamente criar uma redenção para nenhum deles. Aliás, muito bem bolado o final que chancela a amizade do grupo ao mesmo tempo que imerge o espectador na década em questão.

Anos 90” é um belo drama independente sobre amizade que não é para todos, mas acerta em cheio na mistura de arte alternativa com narrativa.

Curiosidades:

– Há uma cena de um acidente de carro. O modelo do carro é o mesmo com o qual o diretor Jonah Hill sofreu um acidente na sua adolescência.
– Jonah Hill pegou conselhos com Martin Scorsese e para homenageá-lo, o filme que passa na TV em uma determinada cena é seu clássico “Os Bons Companheiros”.
– A cena em que Steve estava fazendo xixi no quintal de casa, ele estava fazendo de verdade.
– O mendigo que conversa com os meninos em uma determinada cena é um rapper americano conhecido que fez uma das músicas da trilha sonora.

Ficha Técnica

Elenco:
Sunny Suljic
Katherine Waterston
Lucas Hedges
Na-kel Smith
Olan Prenatt
Gio Galicia
Ryder McLaughlin
Alexa Demie

Direção:
Jonah Hill

Produção:
Eli Bush
Jonah Hill
Ken Kao
Scott Rudin
Lila Yacoub

Fotografia:
Christopher Blauvelt

Trilha Sonora:
Trent Reznor
Atticus Ross

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑