Antes da Meia-Noite (“Before Midnight”)

Genre :
Actor : ,
Country :
Release Date : 2013

É muito difícil ver uma trilogia de romance, ainda mais uma tão consistente. Encontramos novamente com Jesse (Ethan Hawke de “A Entidade”) e Céline (Julie Delpy de “A Condessa”) quase vinte anos depois de seu primeiro encontro em “Antes do Amanhecer” e quase dez anos depois de seu reencontro em “Antes do Por do Sol”.

Vemos então que o desfecho da história antecessora rendeu bons frutos ao casal, já que eles se casaram e tiveram duas lindas filhas, além do filho que Jesse teve em seu casamento anterior. Com todos esses anos de casados (poderia se dizer um final feliz), o casal passa suas férias na Grécia a pedido de um colega escritor de Jesse e lá entram em conflito por toda a bagagem acumulada em seu relacionamento, bem como tentam reaver os valores que os levaram ao amor.

O diretor Richard Linklater fez questão de utilizar o mesmo estilo dos anteriores com tomadas longas baseada no improviso dos personagens e é claro contato com o imenso carisma da dupla de atores e de sua química na tela que é ótima. A diferença contextual que, a bem da verdade faz toda a diferença, é que neste novo e (acredito) definitivo episódio não há mais aquela magia de se conhecer os personagens ou a ansiedade de ver se vão ficar juntos. Apesar de que sim, há um conflito e a incerteza se eles vão continuar, parte dos diálogos, principalmente daqueles junto do grupo de amigos dizem ou simbolizam muito pouco para que sejam elegíveis a todos os 109 minutos de projeção.

Por outro lado, o roteiro é cheio de sutilezas que mostram o status do casal: a maneira de relance que Jesse olha para uma jovem colega do grupo, o desconforto de Céline com a conversa dos amigos mais jovens sobre a idealização do amor ou ainda as pequenas discordâncias do casal que levam ou ótimo diálogo em seu último ato.

E é justamente neste ato e na sutil reviravolta dos últimos minutos que o espectador volta a ver “Antes da Meia Noite” como o simbolismo do amor desencadeado em seus episódios anteriores. Um filme cheio de nuances que mesmo não sendo o mais forte da trilogia, completa um bonito, mas real tratado sobre relacionamentos.

Ficha Técnica

Elenco:
Ethan Hawke
Julie Delpy
Seamus Davey-Fitzpatrick
Jennifer Prior
Charlotte Prior
Xenia Kalogeropoulou
Walter Lassally
Ariane Labed
Yiannis Papadopoulos
Athina Rachel Tsangari

Direção:
Richard Linklater

Produção:
Christos V. Konstantakopoulos
Richard Linklater
Sara Woodhatch

Fotografia:
Christos Voudouris

Trilha Sonora:
Graham Reynolds

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑