Antes de Dormir (“Before I Go to Sleep”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : , , ,
Release Date : 2014

Nicole Kidman de “Olhos da Justiça” é Christine, uma mulher que tem um tipo de amnésia onde ela acorda todos os dias sem lembrar de nada que ocorreu no dia anterior, desde que sofreu um acidente, conforme conta seu marido Ben (Colin Firth de “Meus Dias Incríveis”), que tem que explicar praticamente tudo sobre a vida dela todos os dias para que Christine tenha uma vida mais próxima do normal. Sem trabalho e sem amigas, ela começa a se consultar secretamente com o psicólogo Dr. Nasch (Mark Strong de “Príncipe do Deserto”). Daí ela começa perceber que algumas coisas não são como parecem.

O diretor consegue explorar muito bem o tema, pelo menos até a metade do filme, e convence sobre como a protagonista acumula conhecimento através de um diário visual mesmo esquecendo tudo no dia seguinte. O espectador fica sendo os olhos da protagonista e o roteiro começa a deixar pistas interessantes que prendem a atenção. E Kidman, bem como seus colegas compram mesmo a idéia e desempenham ótimos papéis no sentido em que nada revelam por mais que se exponham.

Destaque para a direção de fotografia de Ben Davis, o queridinho da Marvel com “Vingadores” e “Guardiões da Galáxia” no currículo, que aqui executa um trabalho completamente diferente, mas tão eficiente quanto onde faz uma assepsia nos quadros e com cores dessaturadas, deixa o ambiente depressivo e até mesmo nas tomadas externas, um tanto claustrofóbico passando a impressão que Christine sempre está sozinha em si mesmo não importando quando e com quem esteja.

Daí chegamos à segunda metade do filme onde a narrativa começa a desandar. Na ânsia de capturar ainda mais o espectador, os roteiristas plantam pistas falsas de forma desleixada e mesmo dando explicações coerentes (Ex: a mente de Christine pregando peças nela mesma), alguns momentos são duros de engolir. Provavelmente no livro no qual é baseado o filme, escrito por S.J. Watson, o autor tem tempo de trabalhar melhor essa parte, mas com apenas 90 minutos de filme, o diretor S.J. Watson joga isso de qualquer jeito. O desfecho é ainda menos trabalhado, onde tudo se soluciona tão rápido que a gente chega até a duvidar da capacidade de qualquer psicólogo. E mesmo que a reviravolta seja muito interessante, o final fica raso e rasteiro e até mesmo o pós clímax que tenta ser emocionante, fica contaminado.

Antes de Dormir” se mantém na média, começando muito bem e se perdendo no final. Mas vale o ingresso.

Curiosidades:

– A mãe do diretor tem a mesma doença de Christine.
– No início do filme aparece um aviso para Christine de que ela é alérgica a morangos. Nicole Kidman é alérgica a morangos na vida real.

Ficha Técnica

Elenco:
Nicole Kidman
Colin Firth
Mark Strong
Ben Crompton
Anne-Marie Duff
Adam Levy

Direção:
Rowan Joffe

Produção:
Mark Gill
Avi Lerner
Liza Marshall
Matthew O’Toole

Fotografia:
Ben Davis

Trilha Sonora:
Ed Shearmur

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑