Ao Cair da Noite (“It Comes at Night”)

A conhecida trama do fim da humanidade devido a uma implacável e rápida doença toma uma abordagem intimista nesse terror psicológico.

Após uma introdução singela e chocante, vemos uma família chefiada por Paul (Joel Edgerton de “Loving: Uma História de Amor”) isolada em sua cabana na floresta seguindo uma rígida rotina após aparentemente a humanidade ter perecido por algum tipo de vírus. Qualquer coisa pode significar perigo. As coisas podem se complicar quando eles encontram uma outra família e passam a dividir o mesmo teto.

O diretor utiliza um conceito onde a estética da filmagem tenta evocar a atmosfera de tensão mais que qualquer coisa. Diferente dos genéricos, o filme não prega grandes sustos, mas sua câmera sempre se aproximando pelos apertados corredores da casa (ótima cenografia, por sinal), usando luzes e sombras a seu favor, além de dar closes constantes nos rostos dos personagens como se procurássemos algum vestígio da doença provoca uma gradativa inquietação no espectador empurrando-o para o efeito desejado.

Só que a produção abusa de alguns raciocínios que por vezes se desconectam de sua própria coerência contextual, como por exemplo os constantes pesadelos do filho adolescente de Paul que, apesar de no início provocarem a sensação de agonia, como se uma tragédia se aproximasse, depois parece simplesmente uma técnica para alongar o filme. Com exceção do desfecho onde seu sonho / visão se torna uma perfeita analogia para o que ocorre no final. O elenco está afiado, dando pra sentir exatamente todas as dores da situação pela qual passam.

Ao Cair da Noite” potencializa uma trama simplória através de ótimos efeitos de câmera e edição que deixam o resultado soturno e sinistro (no bom sentido) com algumas boas e chocantes cenas, mesmo que foque mais em sua estética do que necessariamente na narrativa.

Ficha Técnica

Elenco:
Joel Edgerton
Christopher Abbott
Carmen Ejogo
Riley Keough
Kelvin Harrison Jr.
Griffin Robert Faulkner
David Pendleton

Direção:
Trey Edward Shults

Produção:
David Kaplan
Andrea Roa

Fotografia:
Drew Daniels

Trilha Sonora:
Brian McOmber

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑