Aqui é o Meu Lugar (“This Must be the Place”)

Genre : ,
Actor :
Director :
Country : , ,
Release Date : 2011

Sean Penn, de “A Vida Secreta de Walter Mitty”, faz um dos papéis mais esquisitos e tem um dos desempenhos mais interessantes dos últimos anos: ele é Cheyenne, um ex-roqueiro famoso, um sobrevivente dos anos 80, da era glitter e andrógina que cultiva seu visual, mas vive num casarão com uma constante depressão e distanciamento do mundo exterior, sendo cercado apenas pela sua esposa masculinizada (Frances McDormand de “Moonrise Kingdom”) e uma amiga adolescente (a linda filha do Bono Vox do U2, Eve Hewson).

Quando recebe a mensagem da morte de seu pai, o qual não via há trinta anos, vai até sua antiga cidade e descobre que o falecido passou sua vida buscando seu algoz nazista que se mudara para os EUA após a 2ª Guerra Mundial. Então, numa tentativa de encontrar a si mesmo, imprime uma busca ao criminoso, sem saber exatamente onde isso vai dar.

O cineasta italiano Paolo Sorrentino fez uma espécie de comédia dramática misturada com um road movie musical, onde cada parada do protagonista o ajuda (ou não) a entender mais das pessoas qua há tempos se distanciara. O lado bom é que podemos nos deleitar com a perfeita caracterização de Sean Penn, o qual literalmente domina toda a projeção, além da fotografia belíssima que percorre uma reluzente paleta de cores que se contrasta com o figurino de Cheyenne; e finalmente a trilha sonora que funciona como um personagem, o qual é personificado na produção por determinados personagens, com destaque para o vocalista do Talking Heads, David Byrne que parece ser o grande homenageado da obra.

O lado ruim é que o excesso de contemplação desvirtua muitas das subtramas que ficam sem desfecho, ou melhor, tirando a redenção do protagonista, nada mais tem um retorno ao público. Se alguns podem dizer que é uma abstração do roteiro ou diretor, outros se sentirão incomodados com o gap narrativo.

Com uma emblemática cena final que, aí sim, consegue construir excelentes respostas, mesmo que ainda abstratas, “Aqui é o Meu Lugar” deve dividir opiniões, mas é obrigatório para qualquer cinéfilo de verdade.

Ficha Técnica

Elenco:
Sean Penn
Olwen Fouere
Judd Hirsch
Eve Hewson
Kerry Condon
Joyce Van Patten
David Byrne
Shea Whigham
Liron Levo
Heinz Lieven
Simon Delaney
Frances McDormand

Direção:
Paolo Sorrentino

Produção:
Francesca Cima
Nicola Giuliano
Mario Spedaletti

Fotografia:
Luca Bigazzi

Trilha Sonora:
David Byrne
Will Oldham

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑