Ártico (“Arctic”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

Já começa com Mads Mikkelsen de “Polar” tomando conta da tela como um sobrevivente de uma queda de avião no meio do Ártico, um imenso nada branco e congelado. As sutilezas do primeiro ato mostram que ele já está lá há muito tempo e acabou montando um esquema de sobrevivência e diligência para diariamente tentar contatar qualquer aeronave que passe lá por perto. Quando finalmente ele iria ser resgatado, ocorre um acidente e ele decide enfrentar os obstáculos quase que intransponíveis para chegar em qualquer posto habitável mais próximo.

A presença do protagonista, junto com a fotografia de Tómas Örn Tómasson, colocando o ambiente como um poderoso inimigo são os principais elementos que dão força ao filme sem que se torne moroso. Outra boa sacada foi não exagerar nos perigos, isto é, todos os embates, contratempos e ameaças são naturais com o desenvolvimento do roteiro. Em momento algum ocorrem coisas mirabolantes para tentar acabar com a raça do nosso herói.

Como já citado, a direção é cheia de sutilezas, como aos poucos vamos descobrindo quem é o personagem principal, quanto tempo ele está na neve (a cena logo no início em que ele tira as meias é ótima) e entendendo seu caráter. Por isso grande parte da narrativa gira em torno de saber se podemos torcer a favor dele. E o desfecho é tão emblemático quando icônico.

Ártico” tem uma direção sóbria, atuação avassaladora de Mikkelsen e acerta em cheio no roteiro e como ele interage com o protagonista.

Curiosidades:

– A foto do RG do protagonista é de Mads Mikkelsen mais jovem e já foi usada também na série “Hannibal”. Inclusive o nome do personagem conforme seu RG é H. Overgard, sendo que o H vem de Hannibal, como uma homenagem que o diretor quis fazer à série.
– O urso polar do filme é real. Tentar filmá-lo no contexto do filme foi trabalhoso, mas ainda assim mais barato do que fazer em CGI.
– No roteiro inicial do filme Mads Mikkelsen estaria sozinho em Marte. Mas semanas antes das filmagens, o filme “Perdido em Marte” estreou e o diretor resolveu mudar toda a história para o Ártico.

Ficha Técnica

Elenco:
Mads Mikkelsen
Maria Thelma Smáradóttir
Tintrinai Thikhasuk

Direção:
Joe Penna

Produção:
Noah C. Haeussner
Christopher Lemole
Tim Zajaros

Fotografia:
Tómas Örn Tómasson

Trilha Sonora:
Joseph Trapanese

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑