Artista do Desastre (“The Disaster Artist”)

Algumas histórias reais são tão inusitadas que parecem bricadeira. Em 2003 foi lançado um filme chamado The Room (O Quarto em tradução livre) dirigido por um tal de Tommy Wiseau e desde então virou cult por ser considerado o pior filme da história. James Franco de “Cavalos Selvagens” dirigiu e atuou como o protagonista Tommy e ainda chamou seu irmão Dave Franco (“Vizinhos”) para interpretar o melhor amigo de Tommy, Greg. Aliás o filme é baseado no livro escrito pelo próprio Greg Sestero sobre sua amizade com Tommy e a criação do filme.

Tommy e Greg se conhecem numa escola de teatro e ambos sonham em ser atores. Tommy, um cara descolado e ao mesmo tempo esquisito com um sotaque impagável, convida o amigo para se mudar para Los Angeles e tentar carreira. Sem sucesso, Tommy decide produzir seu próprio filme, The Room, com uma verba que ninguém sabe de onde saiu, e o resultado é hilário.

James Franco faz um papel que numa primeira vista parece caricato, mas é complexo e ao mesmo tempo tem um timing cômico perfeito. Pra quem entende um pouco de inglês, a sua total falta de concordância verbal, seu jeito quase sempre dotado e sua constante inadequação social faz o espectador gargalhar, mesmo sabendo que há um fundo dramático no protagonista.

Como Franco sempre foi bem relacionado, uma penca de artistas conhecidos aparecem como coadjuvantes ou pontas, inclusive na introdução do filme que é uma brincadeira de entrevistas a diversos astros de Hollywood elogiando “Artista do Desastre” / “The Room”. Com toda a comédia envolvida, há uma narrativa que cativa e nos faz entender a motivação dos personagens e sua dinâmica e – até mesmo – um pouco do mundinho de Hollywood.

As cenas durante os créditos são sensacionais, pois põe lado a lado cenas de “Artista do Desastre” filmando “The Room” com o próprio “The Room”, estabelecendo uma semelhança impressionante.

James Franco definitivamente dá um show como ator e diretor em “Artista do Desastre” e faz rir com sua caracterização e as situações que, na grande maioria, foram reais. Sempre é ótimo ver algo tão peculiar e que funciona de forma surpreendente. Oh, Hi Mark!

Curiosidades:

– A cena no finalzinho dos créditos é com o próprio Tommy Wiseau contracenando com James Franco.
– Até hoje ninguém sabe a idade de Tommy Wiseau, a cidade ou país em que ele nasceu e de onde ele conseguiu o dinheiro para o filme (que custou cerca de U$ 6 milhões).
– O ídolo de Tommy Wiseau é James Dean. James Franco já interpretou James Dean no filme homônimo em 2001.
– Para promover The Room, Tommy Wiseau alugou um outdoor numas das avenidas mais movimentadas de Los Angeles. Para promover Artista do Desastre, a produtora, alugou o mesmo outdoor.
– James Franco falava no mesmo sotaque que Tommy Wiseau durante as filmagens mesmo fora de cena e dirigindo outros atores. Todos disseram que era super difícil interpretar sem achar graça de Franco.
– Há uma cena em que Tommy e Greg jogam futebol americano. Na vida real foi o futebol normal (brasileiro) que eles jogaram.
– A namorada do personagem de Dave Franco era interpretada por Alison Brie, sua esposa na vida real.
– Além da ponta de Tommy na cena depois dos créditos, Greg Sestero faz uma ponta como o dono de uma agência de atores.
– O nome de James Franco era cotado para indicação de Oscar de melhor ator e, inclusive ganhou o Globo de Ouro. Mas depois de denúncias de assédio sexual por parte de alunas de sua escola de cinema, ele foi excluído das premiações do Oscar, só ficando com roteiro adaptado.
– A cena com Bryan Cranston é uma das poucas no filme que nunca existiu na realidade.
– O estúdio em que foi filmado a réplica de The Room em Artista do Fesastre fica há 1 quadra de onde foi filmado o original, só que este não existe mais.
– Foram criadas mais de 20 minutos de cenas réplicas do filme The Room para Artista do Desastre.

Ficha Técnica

Elenco:
James Franco
Dave Franco
Seth Rogen
Ari Graynor
Alison Brie
Jacki Weaver
Paul Scheer
Zac Efron
Josh Hutcherson
June Diane Raphael
Megan Mullally
Jason Mantzoukas
Andrew Santino
Nathan Fielder
Joe Mande
Bob Odenkirk
Tom Franco
Zoey Deutch
Ike Barinholtz
Kevin Smith
Keegan-Michael Key
Adam Scott
Danny McBride
Kristen Bell
J.J. Abrams
Lizzy Caplan

Direção:
James Franco

Produção:
Evan Goldberg
Vince Jolivette

Fotografia:
Brandon Trost

Trilha Sonora:
Dave Porter

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑