As Aventuras de Paddington (“Paddington”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2014

Uma coisa que eu não havia reparado até agora: a capacidade de empatia com o personagem principal num filme família como este, não depende apenas do próprio protagonista, mas da empatia que ele provoca em todos os personagens. Assim, o espectador adere ao ursinho das histórias mais famosas da Inglaterra também porque a família que o acha (os principais coadjuvantes) também simpatizam com ele. Tal qual, por exemplo, “A Estranha Vida de Timothy Green”.

Pois bem, após um terremoto ameaçar seu modo de vida, o ursinho Paddington (na voz de “A Viagem”) parte para Londres onde é temporariamente adotado pela família Brown, onde a esposa Mary (Sally Hawkins de “Grandes Esperanças”) se afeiçoa imediatamente a ele, enquanto o marido Henry (Hugh Bonneville de “Caçadores de Obras Primas”) teme que o urso pode ser uma ameaça à segurança da família. As coisas se complicam quando a malvada taxidermista Milicent (Nicole Kidman de “Segredos de Sangue”) descobre o animal e persegue-o para empalhá-lo a qualquer custo.

O melhor da narrativa é que ela foge dos modelos convencionais e vez ou outra adiciona efeitos como se fossem ilustrações de livros às suas próprias cenas, como no caso em que Paddington procura o explorador que o descobriu no Peru, sendo a lista de endereços disposta ao céu da paisagem londrina; ou quando ele explica o comportamento da família através de uma simulação dentro de uma casa de bonecas; ou até mesmo quando o clima da casa da família Brown é mostrado através de desenhos móveis em seu papel de parede.

Aliás, os efeitos especiais são perfeitos de tal forma que parecem até discretos (foram mais de 700 tomadas com efeitos). Por isso o foco nos atores, incluindo Paddington que é digital.

O elenco no geral está cativante. Hawkins e Bonneville realmente emocionam, Kidman aparece diferente e convincente de uma só vez, enquanto a veterana Julie Walters (“Apenas Uma Chance”) dá um show de humor como a excêntrica governanta Senhora Bird.

A direção de Paul King, criado em séries da TV britânica, exala o estilo de vida da Londres conservadora com uma cenografia belíssima e desmistificando possíveis estereótipos, além de seguir fielmente o clima das histórias do personagem inventado por Michael Bond na década de 60.

As Aventuras de Paddington” é um filme família para assistir com um sorriso estampado no rosto, pedir mais e saber que não existe idade para gostar de bons filmes desse gênero.

Ficha Técnica

Elenco:
Ben Whishaw
Hugh Bonneville
Sally Hawkins
Julie Walters
Nicole Kidman
Peter Capaldi
Jim Broadbent
Imelda Staunton
Michael Gambon
Tim Downie
Madeleine Worrall
Lottie Steer
Geoffrey Palmer
Theresa Watson
Madeleine Harris
Samuel Joslin
Michael Bond
Matt Lucas

Direção:
Paul King

Produção:
David Heyman

Fotografia:
Erik Wilson

Trilha Sonora:
Nick Urata

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑