As Crônicas de Spiderwick (“The Spiderwick Chronicles”, EUA, 2007)

Genre : ,

Taí uma aventura infantil que tem todas as virtudes do gênero sem aqueles defeitos irritantes inerentes do mesmo. Família se muda pra um casarão no interior e lá um dos meninos (Freddie Highmore de “O Som do Coração“) descobre um livro que revela como enxergar criaturas mágicas que vivem entre os humanos. Mas ao fazer isso, também desperta a ira de um ogro que fará de tudo para obter o livro de volta.

Primeiro defeito que esse filme evita: fazer o público engolir que crianças são capazes de salvar o mundo como adultos. Aqui os três personagens mirins, os irmãos gêmeos (Highmore interpreta ambos) e a irmã mais velha se vêem praticamente incapazes de resolver uma questão tão delicada e o roteiro não apela para nenhuma atitude a qual seria absurda para a idade deles. Alguns erros que seus personagens cometem são justificados pelas suas idades.

Outro erro felizmente evitado: aquele onde por mais mágica que ocorra, os adultos nunca acreditam. Aqui a mãe (Mary Louise Parker da série “Weeds“) não se comporta como uma cética cega, mas como uma pessoa real que pode ter suas crenças confrontadas a partir do momento que tem provas para tal. Além disse há toda uma questão familiar discutida como uma trama acessória, porém importante para definir o caráter dos personagens.

O diretor Mark Waters (“Sexta Feira Muito Louca”) sabe muito bem empregar a fotografia para gerar a tensão necessária (como o círculo ao redor da casa) e não usa a trilha sonora de forma apelativa. Com efeitos especiais de cair o queixo, “As Crônicas de Spiderwick” vai surpreender até os mais adultos.

[rating:4.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Freddie Highmore
Sarah Bolger
Nick Nolte
Mary-Louise Parker
Joan Plowright
David Strathairn
Seth Rogen
Martin Short
Andrew McCarthy
Jordy Benattar

Direção:
Mark Waters

Produção:
Mark Canton
Larry J. Franco
Ellen Goldsmith-Vein
Albie Hecht
Karey Kirkpatrick
Julia Pistor

Fotografia:
Caleb Deschanel

Trilha Sonora:
James Horner

 

1 Comment

Leave us a comment

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑