As Ondas (“Waves”)

Um conceito desse filme poderia ser “um drama familiar remixado pelo Alok”. Só que bem mais do que isso, o diretor Trey Edward Shults de “Ao Cair da Noite” se juntou ao seu já parceiro de fotografia Drew Daniels e à dupla criativa Trent Reznor e Atticus Ross de “Anos 90“, ambos produtores musicais, remixers e roqueiros para fazer uma poesia áudio visual sobre a desestabilização de uma família aparentemente perfeita. É como se a narrativa fosse levada por um grande videoclipe musical, mas sem nunca perder a sua essência.

A família de classe média tem no prodígio em esportes Tyler (Kelvin Harrison Jr. que já trabalhou com o diretor em “Ao Cair da Noite”) como o destaque da escola, enquanto sua introvertida irmã Emily (Taylor Russell de “Escape Room”) acaba como coadjuvante na família, com um pai (Sterling K. Brown de “Hotel Artemis”) que sempre os instiga a serem melhores. Quando Tyler sofre uma lesão no seu braço com risco de perder sua bolsa de estudos pelo esporte, uma série de eventos vai mexer com a dinâmica da família até há extremos inimagináveis.

A técnica onde música e vídeo se encontram, transitam, orbitam entre si, provocam transições com rimas narrativas, nostalgia e emoção, mesmo que neófitos não entendam as letras em inglês de certas canções por si só já são um espetáculo, pois traduzem exatamente o sentimento do momento. E mais: às vezes a história conduz a música e às vezes a música conduz a história. Esse revezamento não só traz um resultado diferenciado como tudo nele reflete na trama, como por exemplo, o momento mais sombrio onde a formato da tela diminui apenas para mostrar a claustrofobia onde os personagens se encontram (no vulgo, o filme encolhe e se expande de acordo com o momento), ou quando o roteiro usa o recurso de troca de protagonista, mudando a visão inteira da produção para mostrar um espectro muito maior da dinâmica entre seus personagens.

O elenco está tocante, principalmente a dupla de protagonistas que tiverm uma atuação tão visceral que provocam o público a amá-los ou odiá-los na mesma proporção.

As Ondas” é sensorial e sua emoção ultrapassa a barreira básica de uma narrativa comum e se acumula no espectador de tal forma que suas formas e sons ecoam por bastante tempo. Simplesmente raro e imperdível.

Curiosidades:

– O script enviado pelo diretor foi um PDF com música inserida e mudança de fontes, espaçamento e formato de acordo com os eventos do filme.

Ficha Técnica

Elenco:
Taylor Russell
Kelvin Harrison Jr.
Alexa Demie
Sterling K. Brown
Renée Elise Goldsberry
Clifton Collins Jr.
Bill Wise
David Garelik
Justin R. Chan
Joshua Brockington
Krisha Fairchild
Albert Link
Vivi Pineda
Holland Hayes
Ruben E. A. Brown

Direção:
Trey Edward Shults

Produção:
Trey Edward Shults
Kevin Turen
James Wilson

Fotografia:
Drew Daniels

Trilha Sonora:
Trent Reznor
Atticus Ross

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑