As Sessões (“The Sessions”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2012

Junte um filme sobre um doente terminal com um caso real e tenha um forte candidato a premiações. Pode parecer uma receita de bolo e quase uma manufatura artificial de Hollywood, mas quando se vê a beleza de “As Sessões” é possível que o mundo caia por terra com tanta emoção.

Mark contraiu poliomielite aos 6 anos na década de 60 e desde então precisou viver dentro de um cilindro metálico que simulava seu pulmão o que o paralisou do pescoço pra baixo. Ao invés de desistir da vida, ele estudou, formou-se, fez doutorado e virou um renomado jornalista. Nos anos 80, ele (vivido heroicamente por John Hawkes de “Lincoln”) embarca numa cruzada para tentar perder a virgindade. E para isso contrata uma profissional especialista em fazer sexo com deficientes, Cheryl (Helen Hunt de “Quando Me Apaixono”). A relação entre os dois deve durar um número limitado de sessões onde ela vai ensiná-lo a sentir prazer sexual, mas ambos acabam desenvolvendo um sentimento muito além de profissional / cliente.

A produção é tudo, menos clichê: o protagonista se mostra sempre forte diante de todas as adversidades e com um bom humor e algumas tiradas brilhantes de um roteiro muito bem escrito que acerta direto no carisma e capta a afinidade do espectador. É difícil de acreditar que John Hawkes é um homem normal por conta de uma atuação tão fora do normal. Helen Hunt se despe de qualquer limitação mostrando uma mulher que leva uma vida tão complicada quanto Mark mesmo tendo uma pseudo liberdade corporal. Não é a toa que ambos foram indicados e premiados em tantos festivais.

O diretor Ben Lewin que roda seu primeiro filme em oito anos (passou bastante tempo dirigindo para a TV), escreveu o roteiro baseado no artigo do próprio e real Mark O’Brien e narra a sua história de forma bem direta, porém com momentos não lineares lindos que evocam a lembrança e os flash backs da vida de Mark, usando sempre um contaste de cores belíssimo do diretor de fotografia Geoffrey Simpson de “Beleza Adormecida”, juntamente com uma edição orgânica de Lisa Browell (da série de TV “Mentes Perigosas”). E a cereja do bolo é a trilha do expert em fazer o público chorar Marco Beltrami de “Meu Namorado é um Zumbi”.

Fortemente calcado na história real, sem muito glamour, “As Sessões” consegue ser um filme cru e independente, mas de tão bem feito, passa como uma superprodução de drama que vai deixar muito lenço umedecido de lágrimas por aí. Simplesmente imperdível.

Ficha Técnica

Elenco:
John Hawkes
Helen Hunt
William H. Macy
Moon Bloodgood
Annika Marks
Adam Arkin
Rhea Perlman
W. Earl Brown
Robin Weigert
Blake Lindsley
Ming Lo
Rusty Schwimmer
Jennifer Kumiyama
Tobias Forrest
Jarrod Bailey
James Martinez

Direção:
Ben Lewin

Produção:
Judi Levine
Ben Lewin
Stephen Nemeth

Fotografia:
Geoffrey Simpson

Trilha Sonora:
Marco Beltrami

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑