Assalto ao Carro Blindado (“Armored”, EUA, 2009)

Genre : ,

Sabe aquele filme com um assalto perfeito e tudo dá errado. Essa é a milésima variação do tema. Um grupo de pessoas que trabalha para uma empresa de segurança especializada em transporte de valores com carros blindados decide roubar a própria empresa, forjando um assalto de terceiros, quando na verdade apenas escondem o dinheiro do banco.

O plano é de uma inocência atroz e a frase repetida mais de uma vez “Ninguém vai se machucar” quase soa como um “Todo mundo vai morrer“. Acontece é que sem querer um deles mata uma testemunha e isso faz com que o mocinho (Columbus Short de “Terror na Antártida“) se revolte contra o grupo, despertando a ira de seu melhor amigo e mentor do roubo (Matt Dillon de “Surpresa em Dobro“).

O diretor Nimród Antal, do apenas razoável “Temos Vagas” entrega a ação que promete, inclusive de uma forma mais difícil, visto que mais da metade da produção se passa dentro de um armazém abandonado, portanto um local fechado. Só que ele faz isso às custas de um roteiro pra lá de frágil. A começar pelo plano. Tão grave quanto, é o desenvolvimento dos personagens: em questão de poucos minutos, gente boa e grandes amigos se tornam vilões maquiavélicos, frios e calculistas, capazes de qualquer coisa e fazendo de matar um ato banal, como se eles já tivessem feito isso milhares de vezes.

A desculpa que o roteiro impõe para que o nosso herói participe do roubo, tal qual é mostrada em tela, é um clichê da pior qualidade e ainda temos que agüentar a baboseira dele ser um ex-marine, isto é, aquele soldado americano de elite com espírito de salvar tudo e a todos, mas que no início dos filmes do gênero se mostra como um pobre coitado (o governo americano parece não se preocupar com eles, hein?).

Assalto ao Carro Blindado” é uma simples diversão descerebrada com cara de Cult, a qual, se serve como diversão, tropeça na mais rasa análise da história. Pelo menos os extras do DVD são interessantes e complementam a experiência.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Matt Dillon
Jean Reno
Laurence Fishburne
Amaury Nolasco
Fred Ward
Milo Ventimiglia
Skeet Ulrich
Columbus Short

Direção:
Nimród Antal

Produção:
Joshua Donen
Dan Farah

Fotografia:
Andrzej Sekula

Trilha Sonora:
John Murphy

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑