Assassinato por Encomenda (“Cut Bank”)

Comédia de humor negro em cidadezinhas pequenas dos EUA onde o bonitão metido a esperto Dwayne (Liam Hemsworth de “O Duelo”) filma o assassinato de um carteiro (Bruce Dern de “Virginia”) e parte para coletar a recompensa por tê-lo feito. O que ninguém sabia é que o caminhão do carteiro continha uma encomenda para um psicopata (Michael Stuhlbarg de “Me Chame Pelo Seu Nome”) que vai sair matando a torto e à direita até encontrar o seu pacote.

Se a sinopse parece meio confusa (até porque não dá pra contar tudo sem spoilers), é porque a história atravessa uma série de personagens com atores dos times A e B de Hollywood e só entra nos trilhos depois de meia hora. Ainda assim, o desconhecido diretor Matt Shakman consegue conduzir história e personagens dando o tempo para cada um respirar e mostrar a que veio, introduzindo humor ácido no meio do caos que gradativamente começa a se estabelecer.

Claro que a atração principal é o psicopata de Stuhlbarg, que o faz de forma ao mesmo tempo imprevisível, hilariante e ameaçadora. A narrativa é interessante ao fazer a virada de tema entre o assassinato do carteiro e a busca do psicopata. Entretanto, apesar das pequenas reviravoltas serem atraentes, não são suficientes para fazer o filme decolar, principalmente no terceiro ato onde o clímax, apesar de existir e ser bem delimitado, também não engrena.

Muito disso se deve a se ter uma grande quantidade de personagens, mas sem explorar a sua profundidade, deixando-os como estereótipos rasos, por mais que seja visível que grande parte do elenco usou seu talento para melhorar – e muito – essa condição superficial, como é o caso de John Malkovich (“22 Milhas”) como o xerife que tem nojo de sangue, mas é subutilizado na trama; ou Billy Bob Thornton (“Papai Noel Às Avessas”) que esbanja talento, mas tem um papel quase incompreensível; ou ainda Oliver Platt (“Professor Marston e As Mulheres Maravilhas”) que é craquíssimo na comédia, aqui não é diferente, mas seu papel é diminuto perto do que poderia.

Assassinato Por Encomenda” logra em contar uma boa história, mas tenta abraçar mais do que pode e acaba diluindo seu poder de fogo em vários personagens e caminhos diferentes que não dão o mesmo retorno.

Curiosidade:

– Devido à dificuldade de agenda do elenco, as filmagens levaram 2 anos.
– O personagem de Derby Milton, o psicopata, foi inspirado no famoso serial killer Ed Gein.

Ficha Técnica

Elenco:
Michael Stuhlbarg
Bruce Dern
John Malkovich
Teresa Palmer
Liam Hemsworth
Billy Bob Thornton
Oliver Platt
Joyce Robbins
Christian Distefano
Aiden Longworth
Chilton Crane
David Burke
Stephen Hair
Len Crowther
Holly Turner

Direção:
Matt Shakman

Produção:
Mickey Barold
Dan Cohen
Mark C. Manuel
Ted O’Neal
Laura Rister
Edward Zwick

Fotografia:
Ben Richardson

Trilha Sonora:
James Newton Howard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑