Até o Fim (“All the Way”)

Genre :
Actor : , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Pra quem tá cansado de ver discussões políticas medíocres nas redes sociais e quer ver um filme de política raiz e aprender de verdade sobre o assunto, essa é a pedida. “Até o Fim” fala sobre Lyndon B. Johnson, vice-presidente de John Kennedy que assumiu o comando dos EUA após o assassinato de JFK e concorreu às eleições seguintes. Nesse meio tempo teve que lidar principalmente com a abolição da segregação racial através de Lei dos Direitos Humanos e a Guerra do Vietnã.

A produção da HBO é baseada numa peça teatral homônima que rendeu o Tony Awards – premiação máxima para o teatro americano – para Bryan Cranston (“Amigos Para Sempre”) que retorna ao protagonista nessa versão cinematográfica.

Além dos eventos muito bem conduzidos pelo cineasta Jay Roach (“Trumbo – Lista Negra”), a atração fica mesmo para Cranston: seu Lyndon Johnson é bom, é mau, é humano… e o fato de ser humano não o faz melhor ou pior que ninguém. Com todas as suas inseguranças, ele joga com todos para conseguir seus objetivos, inclusive quando são boas causas, mas feitas através de caminhos questionáveis.

Vê-lo manipulando o grande Martin Luther King (o Falcão Anthony Mackie), o comandante do FBI J. Edgar Hoover (Stephen Root de “Suprema”) e seu próprio tio racista, o velhaco Senador Russel (Frank Langella de “Grace de Mônaco”) é uma aula de lobby e política.

Aliás, a questão do racismo é um dos pontos chaves da narrativa e também discutida com maestria e consistência e, como sempre em bons filmes, causa impacto muitas das ações racistas no sul dos EUA, inclusive de intelectuais. A reconstituição de época, inclusive diálogos que foram tirados de transcrições reais agregam ainda mais valor histórico à obra.

Até o Fim” é um drama político que expõe e explora todos os lados de um governo e de uma campanha com todas as peças no tabuleiro de xadrez e as jogadas magistrais que cada jogador faz para se perpetuar no poder. Imagina que muitos daí são os mocinhos. Imaginem os bandidos.

Curiosidades:

– A brincadeira que o presidente faz com um senador em seu carro anfíbio aconteceu de verdade.
– Frank Langella é maior que Bryan Cranston, mas como na realidade seu personagem é um pouco menor que o presidente, nas filmagens eles ficavam em patamares diferentes para disfarçar suas alturas reais.
– Frank Langella interpretou o sucessor de Lyndon Johnson, Richard Nixon em “Frost / Nixon”.
– A situação sobre o possível ataque de torpedo a uma embarcação americana no Vietnã foi Fake News da época, apenas para acirrar a guerra, mas a responsabilidade foi do próprio comandante das forças armadas que plantou a informação para manipular a opinião pública e o presidente.
– Dois erros actuais:
1. Martin Luther King recebe o Prêmio Nobel da Paz depois das eleições (no filme é antes).
2. O Prêmio foi anunciado pelo Comitê Norueguês (no filme o Comitê é Sueco).

Ficha Técnica

Elenco:
Bryan Cranston
Anthony Mackie
Melissa Leo
Frank Langella
Bradley Whitford
Stephen Root
Todd Weeks
Ray Wise
Ken Jenkins
Dohn Norwood
Mo McRae
Marque Richardson
Aisha Hinds
Joe Morton
Eric Pumphrey

Direção:
Jay Roach

Produção:
Scott Ferguson
Jeffrey Richards

Fotografia:
Jim Denault

Trilha Sonora:v
James Newton Howard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑