Atentado ao Hotel Taj Mahal (“Hotel Mumbai”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2018

O roteirista e produtor Anthony Maras estréia na direção com os dois pés direitos ao dramatizar a série de ataques coordenados na cidade de Mumbai, na Índia, ocorridos em 2008, mais especificamente no Hotel Taj Mahal, onde os terroristas mataram mais de 100 pessoas a tiros e granadas, além de dezenas de feridos.

Os eventos são centrados nos personagens de Dev Patel de “O Homem que Viu o Infinito” como o garçom do hotel Arjun, Jason Isaacs de “Não Olhe” como o arrogante milionário russo Vasili, Nazanin Boniadi de “Ben-Hur” e Armie Hammer de “Suprema” como o casal rico que se hospeda lá.

Entretanto a primeira grande façanha do diretor é dar aos coadjuvantes uma relevância que rivaliza com os protagonistas, fazendo com que o espectador crie fortes conexões com praticamente todas as potenciais vítimas que aparecem em tela. Também foca forte nos terroristas, desenhado personagens que provocam total aversão ao público pelos seus ideais extremistas.

Faz uma sutil e excelente crítica às religiões que podem ser usadas para o bem ou para o mal quando, por exemplo, um dos personagens começa a rezar pela sua vida, enquanto outro desdenha dizendo que foi rezar que começou todo esse terrorismo.

Poucos são os filmes que constroem uma tensão tão forte quanto esse. Seus realizadores não economizaram na violência gráfica sem glamour com – mais uma vez o bordão – os dois pés na vida real e, mais que isso, fugindo dos lugares comuns onde o espectador já saberia de antemão quem sobra vivo. Em alguns momentos o choque é grande entre a construção de um personagem e seu fim.

O tom de realidade fica ainda mais agonizante porque cenas documentais do ataque real são inseridas dentre as de ficção. O elenco não precisa fazer muito força para estar bem calibrado, dada a atmosfera em que o diretor os insere. Por isso, como já dito antes, até alguns coadjuvantes roubam a cena, como por exemplo o chef master do restaurante e até mesmo alguns dos terroristas: suas reações e diálogos com os mandantes (que ficavam no Paquistão) são estarrecedores.

Em “Atentado no Hotel Taj Mahal”, tudo funciona com perfeição, transformando a história num pesadelo real que atinge fundo na mente do espectador e, seja sob um contexto histórico ou artístico, representa os valores mais arraigados da humanidade, seja o instinto de sobrevivência ou o amor ao próximo. As cenas finais documentais são emocionantes.

Curiosidades:

– Como as filmagens começaram justo no período das monções na Índia com chuvas fortes e inundações, parte das cenas do hotel foram filmadas nos estúdios de Adelaide, Austrália e só depois migraram pra Índia.
– O diretor Anthony Maras perdeu o dedão ao tentar mover um ventilador na festa de encerramento das filmagens. O ator Dev Patel chamou um médico conhecido em Mumbai que também era ator e interpretou o pai do personagem que ele fez em “Quem Quer Ser Um Milionário”.
– Aliás, os incidentes reais ocorreram poucos meses do fim das filmagens de “Quem Quer Ser Um Milionário”. E mais: a plataforma do número de dança no fim do filme fio onde ocorreu o atentado na estação de trem.
– Grande parte dos diálogos entre os terroristas e seus mandantes por telefone são reais e foram retirados das transcrições dos diálogos originais que foram interceptados pela força de inteligência da Índia.
– O diálogo da confissão de um terrorista tão foi tirado de uma cena documental original.
– O ator que interpreta o chef master, Anupam Kher, é muito conhecido em Bollywood (a Hollywood da Índia) sendo esse seu 501º filme.
– Dentre os terrorista nos ataques reais, houve um americano com ascendência paquistanesa, mas que não é mostrado no filme para não despertar discussões nacionalistas que fugiriam ao propósito original.

Ficha Técnica

Elenco:
Dev Patel
Nazanin Boniadi
Armie Hammer
Jason Isaacs
Amandeep Singh
Suhail Nayyar
Manoj Mehra
Dinesh Kumar
Amriptal Singh
Kapil Kumar Netra
Adithi Kalkunte
Alex Pinder
Vipin Sharma
Tilda Cobham-Hervey
Anupam Kher
Gaurav Paswala
Natasha Liu Bordizzo
Angus McLaren
Naina Sareen
Sachin Joab
Chantal Contouri
Carmen Duncan
Ansuya Nathan

Direção:
Anthony Maras

Produção:
Mike Gabrawy
Gary Hamilton
Basil Iwanyk
Andrew Ogilvie
Julie Ryan

Fotografia:
Nick Remy Matthews

Trilha Sonora:
Volker Bertelmann

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑