Atômica (“Atomic Blonde”)

Genre :
Actor : , , , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2017

Charlize Theron de “Velozes e Furiosos 8” volta aos filmes de ação pela porta da frente com uma trama de espionagem adaptada da graphic novel “The Coldest City” onde, em plena década de 80, pré queda do muro de Berlim, a agente britânica Lorraine (Theron) deve ir para a perigosa Alemanha se juntar ao recém conhecido colega espião Percival (James McAvoy de “Fragmentado”) para encontrar uma lista que contém os nomes de todos os agentes infiltrados no mundo antes que ela caia nas mãos inimigas fazendo a vida de todos correrem perigo. Detalhe: ela não pode confiar em ninguém.

A narrativa já começa interessante, pois ela se encontra num interrogatório narrando os fatos a seus superiores e o espectador fica à mercê da versão que ela vai contar. Essa dubiedade entre verdades e mentiras, bem como o revezamento entre presente e passado é muito bem arquitetado pelo diretor David Leitch (co-diretor de “John Wick”). Aliás não só a narrativa como toda a ação é extremamente bem coreografada e a obsessão de passar as melhores sequencias dando a impressão de ter sido em apenas uma tomada (só impressão, porque existem efeitos digitais que fazem transições sem parecer que houve edição) dão uma dinâmica ainda mais elétrica. Até existem alguns problemas de continuidade, como numa perseguição onde um carro capota e logo depois quando se passa por aquele lugar não tem mais sinal do carro, mas o resultado geral passa longe de decepcionar.

Como se não bastasse a ação em si, a estética provocada pelo design de produção e cenografia para dar a atmosfera aos anos 80 com todos os exageros daquela década são irrepreensíveis. E com isso não poderia deixar de faltar uma trilha sonora bombástica que resgata o que houve de melhor no pop, rock e synthpop da época, passando pelos icônicos David Bowie, New Order, Depeche Mode, George Michael e os próprios artistas alemães Falco e Nena que não só são emblemáticos de uma era, como também tocam nos momentos certos, injetando adrenalina no espectador.

Charlize Theron está na sua melhor forma (e que forma!) e o elenco como um todo está afinado, exibindo uma química boa na tela. O roteiro consegue amarrar quase todas as pontas, mas se perde em certos momentos e se estica em outros, como na trama da agente francesa interpretada por Sofia Boutella (“A Múmia”) ou na reviravolta no final que em retrospecto, acaba não encaixando com alguns momentos passados.

No fim das contas “Atômica” é um filmaço de ação e espionagem onde inteligência e pancadaria se encontram na medida certa, um ritmo implacável, uma trilha imbatível e nem os deslizes do roteiro são capazes de parar a nossa loira atômica.

Curiosidades:

– Charlize Theron quebrou dois dentes durante as filmagens.
– Ela treinou com oito instrutores diferentes, inclusive junto com Keanu Reeves nas preparações para “John Wick 2”.
– A icônica cena da escada que dura mais de dez minutos e com efeitos parece ter sido feita em uma só tomada, na verdade foi feita em 41 tomadas.
– James McAvoy realmente estava com o punho quebrado no início das filmagens. Ele o quebrou durante as filmagens de “Fragmentado”.
– O túnel na primeira sequência de ação com a protagonista é o mesmo visto na perseguição em “Capitão América: Guerra Civil” e o mesmo que Katniss atravessa no último capítulo de “Jogos Vorazes”.

Ficha Técnica

Elenco:
Charlize Theron
James McAvoy
Eddie Marsan
John Goodman
Toby Jones
James Faulkner
Roland Møller
Sofia Boutella
Bill Skarsgård
Sam Hargrave
Jóhannes Haukur Jóhannesson
Til Schweiger

Direção:
David Leitch

Produção:
A.J. Dix
Eric Gitter
Beth Kono
Kelly McCormick
Peter Schwerin
Charlize Theron

Fotografia:
Jonathan Sela

Trilha Sonora:
Tyler Bates

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑