Agente do Futuro (“Autómata”)

Genre :
Actor :
Director :
Country : ,
Release Date : 2014

Encaixa-se naquele subgênero ficção científica filosófica com menos ação e mais conceito, onde também se encontra “Interestelar”, só que com temática bem diferente.

Num futuro apocalíptico onde o sol e areia tomaram grande parte da Terra (enredo familiar?), os seres humanos construíram robôs para os ajudarem nas diversas tarefas (os créditos iniciais misturando música e fotos são excelentes), sendo que eles tem duas diretrizes básicas: nunca machucar uma pessoa e nunca alterarem a si próprios para que não haja uma evolução indesejada. Antonio Banderas de “Os Mercenários 3” vive Jaqc, que trabalha para essa empresa de robôs e começa a investigar um estranho caso de um deles que aparentemente teria ignorado um dos protocolos e acaba descobrindo que os androides podem estar evoluindo além do controle dos seres humanos.

Daí o roteiro entra numa profunda e interessante discussão sobre qual o momento em que uma máquina pode adquirir consciência de que está viva e o que é exatamente estar vivo. Melhor é que o diretor Gabe Ibáñez (conterrâneo de Banderas) não procura tendenciar o tema e deixa as respostas para os próprios espectadores refletirem.

Feito claramente com um budget que passa longe de superproduções de Hollywood consegue ter um design de produção e cenografia bastante criativo e retrata esse mundo apocalíptico de forma bem realista com a ótima fotografia de Alejandro Martínez (“Filha das Sombras”). O design dos robôs se reveza entre efeitos mecânicos (e ótimos, por sinal) com pouquíssima coisa digital em CGI.

O único problema da trama, mas que é suficiente para deixar um gostinho amargo, é a falta de esclarecimento do motivo pelo qual os robôs construíram uma criatura mecânica que mais parece um animal de estimação e se utilizava justamente da esfera de energia que foi um dos cernes da trama.

Fora isso “Agente do Futuro” é uma ótima ficção cabeça, inapropriado para aqueles apenas atrás de ação, mas uma boa pedida para quem quer unir uma boa narrativa com uma direção eficiente.

Curiosidade: A voz do robô principal da trama e que aparece apenas no último ato é de ninguém menos que Javier Bardem (passe o mouse para ver).

Ficha Técnica

Elenco:
Antonio Banderas
Birgitte Hjort Sørensen
Melanie Griffith
Dylan McDermott
Robert Forster
Tim McInnerny
Andy Nyman
David Ryall
Andrew Tiernan

Direção:
Gabe Ibáñez

Produção:
Antonio Banderas
Sandra Hermida
Danny Lerner
Les Weldon

Fotografia:
Alejandro Martínez

Trilha Sonora:
Zacarías M. de la Riva

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑