Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate (“Planes: Fire & Rescue”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Esse é o mais despretensioso filme da Pixar, até porque não é bem dela. Esse até agora é o primeiro e único caso que a Disney (dona da Pixar) se apropria da história da sua subsidiária e lança uma continuação por conta própria. Enquanto o antecessor “Aviões” era uma espécie do filme “Carros” só que com asas, sendo mediano pela falta de originalidade (até o tema da corrida era o mesmo), esta continuação até é também mediana, mas pelo menos tem o frescor de uma história que não se limita apenas em imitar algo pré-estabelecido.

O avião Dusty descobre que tem um problema em sua caixa de torque e que não pode mais correr ao mesmo tempo em que, por sua culpa, causa um acidente que fecha o aeroporto de sua cidade. Para voltar a funcionar, será necessário um bombeiro voluntário e Dusty se sente na obrigação e segue para tirar sua habilitação num parque florestal enquanto vai aprender mais sobre companheirismo e comprometimento.

Além de uma animação impecável (a cara da Pixar), o filme conta uma história edificante (a cara da Disney) com musiquinhas bobinhas (a cara da Disney), clichês que repetem outras histórias, como por exemplo o helicóptero mais velho que guarda um segredo, tal qual personagem semelhante no antecessor (um pouco da Pixar, um pouco da Disney), mas tudo isso é envelopado com uma ótima dinâmica e excelentes sacadas (mais a Pixar do que a Disney).

Referências a clássicos como a série “Chips” (aqui Chops = Helicópteros em inglês) ou “Howard – O Super Herói” (numa pegadinha de duck com truck) dão inteligência ao roteiro, bem como o aprofundamento num mundo povoado por veículos, por exemplo os animais da floresta ou a interação que eles tem em ambientes diferenciados como dentro de um hotel e até mesmo a química entre a equipe de combate a incêndios.

Destaque para a trilha sonora de Mark Mancina (do original e de “O Som do Coração”) com um apelo que remonta os grandes filmes de ação dos anos 80 (não estamos falando das músicas cantadas chatinhas).

Pena que o desfecho é tão rápido, provavelmente porque nem a Disney acreditava no longa. Mas pra quem viu “Aviões” e gostou, esse com certeza não decepciona.

Curiosidades:

– Brent Mustangburger é o único personagem que aparece tanto na franquia “Aviões” quanto em “Carros”.
– Sarge é outro personagem de “Carros” que aparece aqui, mas só em foto ao lado de Mayday.
– A cena onde Blade salva Dusty de um incêndio entrando com ele numa caverna foi baseada em uma história real ocorrida em 1910 (com pessoas, é claro).

Ficha Técnica

Elenco:
Dane Cook
Ed Harris
Julie Bowen
Curtis Armstrong
John Michael Higgins
Hal Holbrook
Wes Studi
Brad Garrett
Teri Hatcher
Stacy Keach
Cedric the Entertainer
Danny Mann
Barry Corbin
Regina King
Anne Meara

Direção:
Roberts Gannaway

Produção:
Ferrell Barron

Trilha Sonora:
Mark Mancina

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑