Aviões (“Planes”)

Genre :
Actor :
Director :
Country :
Release Date : 2013

Um dos primeiros filmes feitos após a compra da Pixar pela Disney já mostra os sinais de falta da criatividade que tanto a Pixar nos deslumbrou em animações como “Toy Story”, “Ratatouille” ou “Up – Altas Aventuras”.

Aqui, como spin off de seu bom “Carros”, “Aviões” não poderia ser mais formulaico, apresentando o clichê do personagem deslocado que passa por um teste de bravura para provar o seu valor. Ele é Dusty (tradução para empoeirado), um avião de irrigação de fazendas que vive numa cidade pequena e tem o sonho de ser um avião de corridas. Ajudado por seus amigos, ele entra numa competição mundial onde, como de praxe em roteiros burocráticos do gênero, encontrará um interesse amoroso, um amigo engraçadinho e um inimigo que joga sujo.

Dando sinais de esgotamento do que a tecnologia pode fazer, não há nenhuma surpresa que salte os olhos do espectador, a não ser obviamente as crianças que sempre enxergam maravilhadas. E esse é uma das grandes diferenças da Pixar de ontem para a Disney/Pixar de hoje: quando se escreve um roteiro sem criatividade e amarrado em idéias antigas, acaba se fixando apenas no nicho infantil, tornando a tarefa de um adulto assistir, menos agradável que deveria.

Não que seja ruim. Há bons momentos, principalmente os cômicos, como aqueles em que o avião latino El Chupacabra participa. Entretanto os elementos dramáticos são todos copiados de produções anteriores.

Aviões” fica restrito ao público infantil pela falta de inovação e excesso de previsibilidade. Mas não dá pra negar: a criançada vai adorar.

Ficha Técnica

Elenco:
Dane Cook
Stacy Keach
Brad Garrett
Teri Hatcher
Julia Louis-Dreyfus
Priyanka Chopra
John Cleese
Cedric the Entertainer
Carlos Alazraqui
Roger Craig Smith
Anthony Edwards
Val Kilmer
Sinbad
Gabriel Iglesias
Brent Musburger

Direção:
Klay Hall

Produção:
Traci Balthazor

Trilha Sonora:
Mark Mancina

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑