Batalha Incerta (“In Dubious Battle”)

Antes da carreira do ator e diretor James Franco (“O Cofre”) chacoalhar por causa das denúncias de assédio sexual, ele estava a todo vapor, participando até de comercial de margarina. Era o Selton Melo americano há cinco anos.

Mas um ótimo trabalho que ele fez é este drama que se passa na década de 30 quando os direitos trabalhistas ainda não existiam e os donos de terra exploravam os trabalhadores em suas fazendas. Franco é Mac, um revolucionário com caráter duvidoso e uma boa causa. Ele recruta o inocente Jim (Nat Wolff de “Death Note”) para se infiltrarem numa dessas terras junto aos trabalhadores e começar uma greve para forçar melhores pagamentos (nota histórica: grupos como o de Mac proliferavam em várias partes dos EUA na época). Só que mobilizar dezenas de pessoas e desafiar os barões das plantações pode ter um preço alto.

Há uma importante relevância histórica na trama que vale a pena aprender, filtrando as licenças poéticas, é claro. Entretanto tão ou mais interessante que isto é a maneira como o roteiro desenhou os personagens, deixando Mac com a maior complexidade: ele sabe que a causa é nobre, só que para alcança-la, ele se utiliza de artifícios sujos com seus próprios colegas.

Por outro lado, Jim, o novato, não só começa a entender o jogo, como passa a jogá-lo também. E a química da dupla é o gás para a narrativa, principalmente a partir da metade quando se nota uma clara e gradativa transformação na dinâmica entre os personagens. Destaque para o personagem de Vincent D’Onofrio (“Chips”) como o camponês mediano que se vê empurrado como o líder de um movimento, mas apenas serve de marionete para a dupla.

Franco dirige meio que no piloto automático sem um grande desempenho, com poucos momentos mais dramáticos (o clímax, por exemplo), mas em momento algum prejudica a narrativa, o que deixa nos trilhos uma história que, mal conduzida, não passaria de um filme B. Além disso, com suas amizades, escalou um grande elenco que mostra a que veio mesmo que em pequenas participações.

Batalha Incerta” acerta no nível dramático e performance do elenco, sabendo contar uma boa e relevante história. Recomendado.

Curiosidade:

– James Franco pagou figurantes para fazer trabalho de dublês.
– Ironia: o sindicato dos profissionais do cinema americano segurou o pagamento de Franco até que ele pagasse toda a equipe técnica e elenco.
– No livro em que se baseia o filme, o personagem de Franco é um idealista inocente e não um revolucionário maquiavélico.

Ficha Técnica

Elenco:
Nat Wolff
James Franco
Vincent D’Onofrio
Selena Gomez
Ahna O’Reilly
Analeigh Tipton
Jack Kehler
Scott Haze
Sam Shepard
Joel Marsh Garland
John Savage
Robert Duvall
Ed Harris
Josh Hutcherson

Direção:
James Franco

Produção:
Monika Bacardi
James Franco
Andrea Iervolino
Vince Jolivette
Scott Reed
Ron Singer
Iris Torres

Fotografia:
Bruce Thierry Cheung

Trilha Sonora:
Volker Bertelmann

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑