Beasts of No Nation

Genre : ,
Actor :
Director :
Country :
Release Date : 2015

Um retrato desconcertante de uma guerra que acontece todos os dias em muitos países da África, mas que pouco é noticiada para o resto do mundo. Nesta nova obra de Cary Fukunaga (“Jane Eyre“), ele mostra sem firulas a tragédia na vida de Agu, uma criança africana que vivia com sua família em um vilarejo numa área de risco em um desses países em conflito até que as tropas do governo massacram parte da população e o separa de sua família. Perdido na selva, ele é encontrado por mercenários chefiados pelo Comandante (Idris Elba de “O Franco Atirador”) um líder aparentemente inspirador, mas que esconde um lado negro (sem trocadilhos).

Agu vive o inferno da guerra e o roteiro mostra a transformação do protagonista mirim interpretado com brilhantismo pelo novato Abraham Attah quando a luz da infância se apaga e ele mesmo tem consciência disso. Por isso, dentre tantas cenas fortes, chama atenção justamente quando o próprio personagem narra em off as suas condições, ou então no último ato quando ele explica que jamais contaria o que se passou, pois todos pensariam que ele era um monstro.

E as pouco mais de duas horas de filme (que passam voando) mostram justamente pessoas que se transformam em monstros por guerra das quais as próprias são vítimas e algozes, como acontece com o próprio Comandante quando este percebe que a guerra só serve ideais dependendo da conveniência daqueles que mandam as pessoas pra morte.

Fukunaga é mestre em acelerar o ritmo nas horas certas, mas deixar espaços contemplativos para que o espectador deguste tudo o que viu até então. E até tira uma licença artística para mudar a paleta de cores em cenas de tensão cruciais, inspirados por documentários de guerra.

Beasts Of No Nation”, que até agora não teve um título em português, é mais um daqueles filmes definitivos de guerra que vai a fundo na degradação do ser humano, independentemente do lado em que se encontra, mas também do caminho de volta e de sua redenção. Completo.

Curiosidades:
– Parte do elenco era formado por ex-guerrilheiros de verdade.
– Filmado em Gana, alguns dos atores não conseguiram chegar a tempo nas filmagens, pois foram confundidos com mercenários de verdade.
– Idris Elba jogava futebol com o elenco mirim e presenteou a todos com iPods.
– O diretor pegou malária durante as filmagens.

Ficha Técnica

Elenco:
Abraham Attah
Idris Elba
Ama K. Abebrese
Kobina Amissah-Sam
Francis Weddey
Annointed Wesseh

Direção:
Cary Joji Fukunaga

Produção:
Idris Elba
Amy Kaufman
Riva Marker
Daniela Taplin Lundberg

Fotografia:
Cary Joji Fukunaga

Trilha Sonora:
Dan Romer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑