Beirute (“Beirut”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

Jon Hamm de “Maus Momentos no Hotel Royale” é Mason, um consultor em negociação em Beirute que na década de 70 sofreu um atentado e perdeu a sua esposa e voltou aos EUA. Dez anos depois, com poucas razões para viver, ele recebe um convite da CIA para voltar a Beirute e se mete numa conspiração para localizar um terrorista onde ninguém é confiável.

A direção de Brad Anderson de “Chamada de Emergência” aqui foi muito assertiva, pois filma uma história de tensão sem desvios desnecessários e, mesmo com um roteiro complexo e que envolve entidades governamentais e terroristas como CIA, Israel, Mossad, OLP (Organização de Libertação Palestina) entre outros, consegue não sair dos trilhos e mantem o espectador sempre bem situado.

A cenografia e reconstituição histórica são muito bem feitas e a fotografia deixa um clima noir, lembrando os filmes de espionagem da década de 80 (e é onde o filme se passa).

Outro ponto positivo é o elenco: tanto o protagonista como o ótimo time de coadjuvantes mantém sempre a seriedade e tensão em alta, não deixando margem para brincadeiras. Aproveitam e fazem uma discreta, porém contundente crítica sobre o tratamento da mulher dentro de um ambiente de trabalho, tal qual é representado pela ótima Rosamund Pike (“7 Dias em Entebbe”) como uma agente da CIA que decide ajudar Mason.

O roteiro tem alguns furinhos que em retrospecto se percebe – principalmente no último ato – mas o caminho da narrativa é mais relevante que seu desfecho e faz de “Beirute” um relevante drama de ação e espionagem com atuações fortes que pega fatos reais e coloca uma boa história dentro. Boa opção para os cinéfilos.

Curiosidades:

– Filmado em Marrocos, ironicamente foi descoberto uma célula terrorista da ISIS do outro lado da rua onde era o QG das filmagens. Por sorte, os seguranças detectaram e a polícia prendeu os terroristas. Acharam uma bomba montada e o plano era explodir na esquina perto da sede dos Correios da cidade de Tangier.
– Os prédios aparentemente destruídos pela guerra, na verdade são prédios parcialmente construídos na cidade de Tangier no Marrocos. Como a polícia descobriu que as empreiteiras responsáveis estavam fazendo lavagem de dinheiro com drogas, prenderam todo mundo e as construções foram interrompidas, o que propiciou um cenário perfeito e sem risco para as filmagens.

Ficha Técnica

Elenco:
Jon Hamm
Rosamund Pike
Dean Norris
Mark Pellegrino
Shea Whigham
Leïla Bekhti
Kate Fleetwood
Colin Stinton
Ian Porter
Nick Holder
Neal Huff
Steven P. Saeta
Douglas Hodge
Nora Garrett
Larry Pine

Direção:
Brad Anderson

Produção:
Ted Field
Tony Gilroy
Monica Levinson
Shivani Rawat
Mike Weber

Fotografia:
Björn Charpentier

Trilha Sonora:
John Debney

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑