Blue Jasmine

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Depois do bom “Para Roma com Amor”, Woody Allen acerta em cheio em uma comédia dramática recheada de crítica social. Cate Blanchett de “O Hobbit” é a Jasmine do título, uma rica socialite que perde tudo depois que seu marido é preso por estelionato e outros crimes financeiros e então vai morar na casa da sua irmã Ginger (Sally Hawkins de “Jane Eyre”), uma suburbana com péssimo gosto para homens. Com uma personalidade superficial e paranoica, Jasmine tenta reconstruir a sua vida, mas sem querer descer do salto, ao mesmo tempo em que a história volta no tempo para reconstituir a sua queda.

Apesar de se ver o estilo de Allen em cada milímetro de película, aqui ele deixa de lado aquela profusão de seus diálogos tão afiados e se concentra mais em elaborar meticulosamente as situações onde passado e presente se juntam para que o cenário se contextualize. E faz isso com maestria junto à edição de Alisa Lepselter, parceira de longa data, como por exemplo, na cena em que a protagonista elogia a recepção de Ginger em sua casa, apenas para num próximo momento voltar ao passado e vê-la rechaçar tudo o que havia dito no presente. Aliás, essa sua habilidade se torna ainda mais esplêndida no último ato, na derradeira reviravolta quando o espectador finalmente descobre os motivos por trás da tragédia financeira que abalou a vida de Jasmine.

Com toda sua experiência na direção de atores e mesmo vendo praticamente todo o elenco afinado como usualmente em seus filmes, a sensacional Cate Blanchett foi o ponto fora da reta de tão bela atuação. Ela é a alma e o coração da produção e digna de indicações a prêmios cinematográficos. Consegue ser apaixonante e repugnante ao mesmo tempo e domina todas as cenas de forma visceral. Sua última cena em close apenas coroa seu brilhante desempenho.

Blue Jasmine” é um dos poucos filmes de Woody Allen onde uma atriz se sobressai mais que a direção em si, mas ainda sim compondo mais uma vitória e um filme imperdível para os fãs do diretor.

Ficha Técnica

Elenco:
Cate Blanchett
Sally Hawkins
Joy Carlin
Richard Conti
Glen Caspillo
Alec Baldwin
Charlie Tahan
Annie McNamara
Daniel Jenks
Max Rutherford
Andrew Dice Clay
Tammy Blanchard
Kathy Tong

Direção:
Woody Allen

Produção:
Letty Aronson
Stephen Tenenbaum
Edward Walson

Fotografia:
Javier Aguirresarobe

Trilha Sonora:
John Powell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑