Boa Noite Mamãe (“Ich seh, Ich seh” / “Goodnight Mommy”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director : ,
Country :
Release Date : 2014

Com praticamente três personagens apenas, essa produção austríaca conta a história de dois irmãos gêmeos que esperam ansiosamente sua mãe chegar de uma cirurgia misteriosa (pelo menos para o espectador). Ao chegar, seu rosto está coberto por bandagens, o que assusta as crianças e o fato da mãe começar a ter acessos de fúria e depressão, despertam nos irmãos uma bizarra sensação de que aquela pode não ser a mãe deles.

Dá pra falar que os diretores Severin Fiala e Veronika Franz conduzem a narrativa de forma brilhante sem jamais deixar escapar um detalhe ou revelar um segredo na hora certa, bem como os enquadramentos que além de claustrofóbicos, despertam a desconfiança e o desconforto por mais aberta que seja a cena, além da trilha minimalista mas que parece onipresente como um zumbido no ouvido dizendo que algo de muito ruim está pra acontecer.

Mas é o roteiro que merece ainda mais aplausos. Sua grande sacada é que jamais conhecemos a dinâmica da família antes do acidente. Então não temos parâmetro para julgar se o que está acontecendo é realmente significativo ou se é fruto de uma imaginação infantil. Além disso, praticamente não há fotos que revelam o rosto da mãe, o que torna o suspense ainda mais sinistro. E a reviravolta do terceiro ato pode tranquilamente ser comparada com “O Sexto Sentido”, pois o espectador vai ter vontade de assistir o filme de novo apenas para tentar perceber aquelas dicas que estavam lá a todo momento. Só aqueles muito atentos (mas muito) podem ter um vislumbre do que é.

Boa Noite Mamãe” é um suspense de primeira linha com um toque macabro europeu e imperdível para quem gosta do cinema que surpreende.

Curiosidade (contém SPOILERS, e portanto passe o mouse para ver e é melhor SÓ VER DEPOIS QUE JÁ ASSISTIU AO FILME): No final das contas, o menino tem dois distúrbios mentais. Um é a nossa conhecida esquizofrenia e o outro se chama Síndrome de Capgras, onde a pessoa acha que um ente querido ou membro familiar foi substituído por um impostor. E não é coincidência que essa síndrome geralmente vem associada com a esquizofrenia.

Ficha Técnica

Elenco:
Susanne Wuest
Elias Schwarz
Lukas Schwarz

Direção:
Severin Fiala
Veronika Franz

Produção:
Louis Oellerer
Ulrich Seidl

Fotografia:
Martin Gschlacht

Trilha Sonora:
Olga Neuwirth

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Anderson
    on

    Filme bem produzido, onde o cast extremamente pequeno, da conta do recado. Apesar de assistir achando que se tratava de um filme de terror (ledo engano), a obra é puramente suspense, com uma narrativa diferente do que estamos acostumados. Bom (quatro estrelas é uma nota justa), recomendado para quem gosta de histórias bem desenvolvidas, sem a pressa das produção americanas.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑