Bom Comportamento (“Good Time”)

Sem dúvida o melhor filme do ex-vampiro Nutella Robert Pattinson ao lado de seu outro filme “A Caçada”.

Aqui ele faz o papel de Connie, um delinquente que coopta seu irmão autista Nick (Benny Safdie que também é o diretor!) para assaltar um banco. Tudo dá errado, Nick é preso, espancado, vai para um hospital e Connie passa as 24 horas seguintes tentando tirar seu irmão do hospital sofrendo todo o tipo de percalço.

É uma espécie de versão dark e eletrizante do clássico de Martin Scorsese, “Depois de Horas” de 1985. A câmera exprime o constante stress do protagonista e parece sempre nervosa, movendo-se o tempo todo e com muitos closes, como se os personagens praticamente desafiassem o espectador.

Todo o elenco está afiadíssimo e Pattinson surpreende com uma atuação visceral, praticamente um anti-herói que não se conforma com sua condição e faz de tudo para que a situação vire em seu favor. O próprio Safdie como irmão de Connie está tão convincente que foi difícil descobrir que ele não tinha doença e ainda dirigia a produção; além da ponta intensa da ótima Jennifer Jason Leigh (“Aniquilação”).

A fotografia é crua e urbana, sendo que muitas das cenas – a do metrô, hospital ou no shopping – foram filmadas nos lugares abertos e movimentados com as câmeras escondidas e os atores recebendo instruções por mensagem no celular. Destaque para a trilha oitentista de Daniel Lopatin (“Bling Ring: A Gangue de Hollywood”) que usou basicamente sintetizadores que soam brutos e aumentam a tensão, tal qual foi feito no também ótimo “Corrente do Mal”.

Bom Comportamento” tem uma dinâmica impecável que deixa o espectador grudado na cadeira e conta com ótimas atuações que culminam num emblemático desfecho. Ótimo achado!

Curiosidades:

– No fim do filme, Nick passa por uma placa escrita “Diretor”. É um easter egg já que ele dirige o filme.
– Para ficar no papel 24 horas por dia, Robert Pattinson passou toda a filmagem dormindo num quarto no porão de uma casa próximo aos sets de filmagem sem trocar de roupa. Imagina o cheiro.
– De tanto Robert Pattinson pintar o cabelo, ele começou a cair violentamente. Depois das filmagens, ele raspou de vez.
– O cara que interpreta o oficial de fiança é realmente um oficial de fiança há mais de 20 anos que está no escritório real dele e a secretária é a sua esposa.

Ficha Técnica

Elenco:
Robert Pattinson
Benny Safdie
Buddy Duress
Taliah Webster
Jennifer Jason Leigh
Barkhad Abdi
Necro

Direção:
Benny Safdie
Josh Safdie

Produção:
Sebastian Bear-McClard
Oscar Boyson
Terry Dougas
Paris Kasidokostas Latsis

Fotografia:
Sean Price Williams

Trilha Sonora:
Daniel Lopatin

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑