Borboleta Negra (“Black Butterfly”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2017

Essa semana li um artigo sobre o novo perfil de Antonio Banderas (“Os 33”) que pela idade, vem conseguindo papéis mais em filmes B e que ele nem se importa, visto que é um dos queridinhos de Pedro Almodovar e vira e mexe protagoniza um de seus filmes, como em “A Pele que Habito”. Coincidentemente essa semana assisto a um dos filmes da safra de 2017 do ator (ele fez uns três) que tem o B bem carimbado.

Ele é Paul, um escritor decadente que vive isolado numa cabana que não pode mais pagar. Por acaso ele dá carona para um estranho, Jack (Jonathan Rhys Meyers de “Meu Outro Eu”) e o hospeda em sua cabana. A relação entre os dois vai deteriorando e se transformando num jogo de gato e rato, enquanto a polícia procura um serial killer que ronda a área.

A produção dirigida por Brian Goodman (“Redes do Crime”) depende basicamente dos dois protagonistas e das situações que são criadas entre eles. No desenvolvimento da narrativa não há nada de novo e talvez até mesmo o ritmo seja um tanto atrapalhado pelas escolhas do diretor, mas mesmo assim, a dupla de atores entrega o esperado. Até mesmo algumas aparentes falhas de roteiro são explicadas no final (bem no finalzinho mesmo).

Aliás, se o roteiro afeta negativamente o ritmo, ele acerta no suspense. Claro que é previsível, mas dá pra notar que o intuito é acertar e ele sabe manipular o espectador com as decisões certas, por mais que os mais atentos consigam desvendar o mistério com certa antecedência. E finalmente a última reviravolta chega a ser engraçada de tão inventiva (aliás, parece uma idéia saída de um dos filmes do Almodovar).

O artigo que citei no início, coloca Antonio Banderas como o novo rei dos filmes B em 2017, numa maneira bastante positiva. A julgar por esse exemplar – que o artigo esqueceu de citar – ele está certo. “Borboleta Negra”, um remake de um filme francês homônimo de 2008, entrega exatamente o que promete com a vantagem de não prometer muito e nem ser pretencioso. Vale uma olhada.

Curiosidades:

– A expressao Borboleta Negra é tida em muitos países como o prenúncio de uma tragédia. Por isso que nesses lugares, quando uma delas entra em sua casa (principalmente as grandes mariposas) é sinal de azar.
– O diretor Abel Ferrara faz uma participação como o dono da loja de conveniência.

Ficha Técnica

Elenco:
Jonathan Rhys Meyers
Antonio Banderas
Piper Perabo
Abel Ferrara
Nicholas Aaron

Direção:
Brian Goodman

Produção:
Monika Bacardi
Marc Frydman
Juan Antonio García Peredo
Andrea Iervolino
Alexandra Klim
Silvio Muraglia

Fotografia:
José David Montero

Trilha Sonora:
Federico Jusid

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑