Borboletas Negras (“Black Butterflies”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2011

Cinebiografia da poetisa sul africana Ingrid Jonker interpretada pelos brilhantes olhos azuis de Carice van Houten de “Intrusos”. Apesar de ter nascido num lar branco e com um pai racista e Ministro da Censura da África do Sul em pleno Apartheid, ela foi contra, manifestando-se em seus escritos, vivendo um conturbado romance com o também escritor Jack Kope (Liam Cunningham de “A Informante”), abandonada pela família e consumida pela tristeza.

Para se ter uma idéia de sua importância, seu poema “The Dead Child of Nyanga” foi lido por ninguém menos que Nelson Mandela em seu primeiro discurso ao parlamento sul-africano.

Carice van Houten encontrou o ponto certo para fazer a protagonista, numa mistura de luxúria com depressão e desenhando uma personagem multifacetada e atormentada como são todos os grandes artistas. O elenco todo está correto, mas a direção da holandesa Paula van der Oest impressiona pela forma como ela carrega a produção nas costas revezando-se de forma orgânica entre a sutileza e o recrudescente peso que a narrativa toma a partir da decadência de Jonker.

Não só isso, mas ela combina uma belíssima fotografia do país africano nas lentes de Giulio Biccari (vindo da TV) e da excruciante trilha de Philip Miller que também compôs uma trilha para outro filme sobre Apartheid, “Em Nome da Honra”.

Muito mais do que um pedaço da história, “Borboletas Negras” mostra a jornada emocional de uma mulher atormentada por simplesmente ser quem ela é. Ótima pedida de drama.

Ficha Técnica

Elenco:
Carice van Houten
Liam Cunningham
Rutger Hauer
Graham Clarke
Nicholas Pauling
Candice D’Arcy
Ceridwen Morris
Grant Swanby
Waldemar Schultz
Tarryn Page
Louis Pretorius
Damon Berry

Direção:
Paula van der Oest

Produção:
Michael Auret
Richard Claus
Frans van Gestel
Arry Voorsmit

Fotografia:
Giulio Biccari

Trilha Sonora:
Philip Miller

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑