Boyhood: Da Infância à Juventude (“Boyhood”)

Genre :
Actor : , , ,
Country :
Release Date : 2014

Chega até ser paradoxal alguém que escrever sobre cinema fazer essa consideração, entretanto a verdade tem que ser dita: “Boyhood” seria um filme obrigatório só pela maneira como foi feito. O diretor Richard Linklater (“Antes da Meia Noite”) passou doze anos filmando a história da vida de um garoto, Mason Jr. (Ellar Coltrane), filhos de pais separados, interpretados por Ethan Hawke, melhor amigo de Linklater e protagonizando a maioria de seus filmes, e Patricia Arquette de “Nação Fast Food”.

Foram doze anos de verdade com o mesmo elenco! A cada ano, todo o elenco e equipe se reuniam para filmar uma parte da história, seguindo o crescimento de Mason até os dezoito anos. O resultado é surpreendente, só de ver o envelhecimento dos personagens e – daí ponto para o roteiro – suas lições aprendidas nesse tempo. Que bom que eles tiveram sorte de nenhum personagem chave ou diretor ter morrido no trânsito dos anos.

E se o modus operandi é inédito, a história é quase um épico intimista e tocante que mostra de maneira honesta os percalços do crescimento e do amadurecimento do ser humano desde aqueles comuns e ordinários, até os específicos que cercam a família de Mason. O elenco está correto, apesar de Hawke roubar todas as cenas e a introspecção do marinheiro de primeira viagem Ellar Coltrane acabar contribuindo mais que atrapalhando.

Como um bom apreciador de referências pop, o diretor acerta em cheio em denotar a passagem do tempo também por elas: como no lançamento do livro do Harry Potter e depois do filme; ou a discussão sobre o futuro da franquia “Star Wars” e até mesmo a campanha das eleições de Obama. Tudo isso embalado pelas músicas da época escolhidas pelo próprio diretor numa composição marcante.

São quase três horas. Mas são de puro deleite visual e narrativo. Um projeto ambicioso que se tornou uma obra de arte.

Obs: O trailer contido no meu blog dá uma ótima idéia do que os espera.

Ficha Técnica

Elenco:
Ethan Hawke
Ellar Coltrane
Patricia Arquette
Lorelei Linklater
Elijah Smith
Steven Chester Prince
Libby Villari
Marco Perella
Jamie Howard

Direção:
Richard Linklater

Produção:
Richard Linklater
Jonathan Sehring
John Sloss
Cathleen Sutherland

Fotografia:
Lee Daniel
Shane F. Kelly

 

2 Comments

Leave us a comment

  • Pacheco
    on

    Gostei também do filme Aldo. Concordo que se tornou uma obra de arte.

    Abraço.

  • Alessandra Sousa
    on

    De fato se tornou um filme obrigatório. Belíssimo, anti-conservadorista e humanista. Só acho que podia ter encurtado um pouco.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑