Bruxa de Blair (“Blair Witch”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Bruxa de Blair de 2016 é uma espécie de remake / cópia / plágio / upgrade do original de 1999 que por si só já foi uma enganação. A vantagem deste novo é que quem vai assistir já sabe o que espera, então o nível de decepção pode diminuir. O que não muda nada o resultado final.

Dirigido por Adam Wingard (do ótimo “Você é o Próximo”), essa picaretagem traz um elenco desconhecido (claro) onde James é o irmão de Heather, aquela garota que pereceu há 17 anos na floresta de Burkittsville junto com seus dois amigos. James acha um vídeo na Internet daquela época e põe na cabeça a absurda idéia de que ela ainda pode estar viva. E assim, filmado em primeira pessoa, tal qual o antecessor, ele vai com mais três amigos para tentar acha-la e quem sabe, desvendar o mistério da Bruxa de Blair.

De novo, somente os aparatos tecnológicos: há 17 anos era uma idéia na cabeça e uma câmera na mão; agora além de câmeras, há um drone, e plugs de ouvido que filmam tudo. Se por um lado torna a narrativa mais dinâmica, por outro perde completamente o sentido de se achar a filmagem tão bem editada, o que logicamente denota o caráter artificial ou cinematográfico.

Pra piorar a falta de criatividade nos sustos nos dois primeiros atos é latente quando tudo se resume aos personagens aparecerem diante da câmera de surpresa sem fazer nenhum ruído. Além de insultar a inteligência do espectador, cansa.

E se alguém tinha a esperança de saber um pouco mais sobre a Bruxa de Blair ou descobrir alguns de seus mistérios, esqueça. É mais do mesmo e ainda mostra uma criatura (de relance sempre) que suscita mais perguntas do que respostas.

Sem levar em a primeira continuação de 2000 “Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras” (o melhorzinho dos três), a nova produção perde todas as oportunidades de se potencializar e até se beneficiaria de quebrar o paradigma caso filmasse em terceira pessoa e revelasse um pouco mais de seus segredos. Mas provavelmente nem seus realizadores sabem que segredos são esses.

Curiosidade:

(SPOILER – Passe o mouse para ler) Segundo o diretor em entrevista, a criatura que aparece no terceiro ato não é a Bruxa de Blair, mas sim uma vítima dela.

– Uma das últimas cenas na verdade também é uma cena do vídeo do Yout Tube no início do filme.

– Toda vez que a câmera desliga, aparece numa fração de segundo alguns frames do original de 1999.

Ficha Técnica

Elenco:
James Allen McCune
Callie Hernandez
Corbin Reid
Brandon Scott
Wes Robinson
Valorie Curry

Direção:
Adam Wingard

Produção:
Jess Calder
Keith Calder
Roy Lee
Steven Schneider

Fotografia:
Robby Baumgartner

Trilha Sonora:
Adam Wingard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑