Buscando… (“Searching”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

Uma idéia na cabeça e uma tela de computador na mão. Mas muito mais que isso, uma história densa e muito bem contada. Até porque, apesar de extremamente bem feito e editado, a idéia de um filme todo se passar num ou mais dispositivos foi executada em filmes como o terror “Amizade Desfeita” ou o suspense “Perseguição Virtual”.

Aqui John Cho de “Star Trek” é David, pai solteiro após a morte da esposa que tem uma relação muito próxima da filha Margot (a estreante Michelle La). Até que está desaparece e ele começa a descobrir que conhecia a sua filha menos do que pensava, enquanto é ajudado pela diligente agente policial Vick (Debra Messing de “Segunda Chance Para o Amor”).

O fato de uma filmagem recortada através de monitores com uma narrativa contada por ligações, sites e redes sociais despertar uma série de afinidades do espectador com os personagens por si só já é encantadora. É tocante ver como a morte da mãe afeta pai e filha no primeiro ato, da mesma forma em que percebemos que é um assunto delicado quando o David hesita em teclar por segundos com a filha ou apaga alguma mensagem sobre o assunto antes de enviar. O senso de urgência, suspense e tensão permeiam toda a narrativa.

Mesmo com toda a pirotecnia de edição, nada poderia ter um efeito tão positivo quanto a trama: mesmo obedecendo lugar comum de fazer o protagonista percorrer vários becos sem saída antes de se deparar com a verdadeira resposta, cada ponta solta representa um conhecimento a mais sobre a dinâmica com Margot mesmo que não necessariamente seja uma peça do quebra cabeça do que aconteceu com ela. E a reviravolta é sensacional e surpreendente, não tanto pela conclusão em sim, mas por ser coerente com tudo o que foi apresentado antes (nas curiosidades você vai saber mais).

Buscando…” é um suspense eletrizante, cheio de surpresas, com sentimento e que não sai da tela do computador, o que diz muito sobre o poder da linguagem. Imperdível.

Curiosidades:

– As filmagens duraram apenas 13 dias. Mas a montagem dentro dos sites e seu desenvolvimento junto com a edição levaram 2 anos.
– O rascunho do filme foi uma cópia bruta onde o próprio diretor Aneesh Chaganty era o protagonista e assim que ele foi vendido para as produtoras e mostrado ao elenco.
– Apesar da produção ser americana, grande parte do budget foi financiado por produtores russos.
– Na primeira cena do Facebook, o nome Laura Barns aparece como Trending Topic. É uma homenagem com a personagem de mesmo nome do filme “Amizade Desfeita”, o qual usa a mesma técnica e estilo narrativo.
– Numa segunda cena do Facebook o trending topic é “O vestido”, por causa daquela polêmica sobre uma foto de um vestido que tinha cores diferentes de acordo com quem olhava.
– A professora de piano de Margot (só aparece o nome, foto e sua voz) foi feita pela mãe de um dos produtores.
– Um dos contatos na agenda de Margot é John Watson, homenagem ao assistente de Sherlock Holmes, já que este é um filme de mistério.
– Numa site de notícias, há um artigo cujo autor é colocado como ninguém menos que M. Night Shyamalan, diretor de “Sexto Sentido”, indicando que vai haver uma reviravolta no final.
– Um dos contatos que aparecem no celular de Margot é o de Aneesh Chaganty, nome do diretor do filme.
– Na cena final o primeiro amigo que manda mensagem na sua rede social é o nome de um dos produtores.

SPOILERS! NÃO PASSE DAQUI SE AINDA NÃO VIU O FILME!

– Quando David vai na agenda antiga da filha, o segundo nome é o de Robert que mais tarde é revelado como o stalker dela. Nas notas que ela faz aparece rapidamente: “Mãe divorciada e agente policial” / “Tem um crush em mim”, o que são duas grandes pistas para a resolução do mistérios e – é claro – passam despercebidas.
– No início do filme é mostrado uma notícia de um homem que sobreviveu 8 dias na selva, um vínculo temático com o último ato.
– Quando David liga para Vick (policial) e diz que descobriu o chaveiro de Margot, ele diz “Ela está no lago?”, porém em momento algum ele disse que estava perto de um lago, o que já mataria a charada do responsável pelo desaparecimento da filha.

Ficha Técnica

Elenco:
John Cho
Debra Messing
Michelle La
Joseph Lee
Sara Sohn
Alex Jayne Go
Megan Liu
Kya Dawn Lau
Dominic Hoffman
Sylvia Minassian
Melissa Disney
Connor McRaith
Colin Woodell

Direção:
Aneesh Chaganty

Produção:
Timur Bekmambetov
Sev Ohanian
Natalie Qasabian
Adam Sidman

Fotografia:
Juan Sebastian Baron
Nicholas D. Johnson
Will Merrick

Trilha Sonora:
Torin Borrowdale

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑