Caçadores de Obras-Primas (“The Monuments Men”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

George Clooney recruta Matt Damon e uma equipe para recuperar… Não… Não estamos falando de uma quarta parte de “Onze Homens e Um Segredo”, apesar das semelhanças. Este grupo realmente existiu próximo ao fim da Segunda Guerra Mundial para tentar recuperar obras que os nazistas roubaram das cidades que tomavam. Esta pequena e desacreditada equipe partiu para as entranhas da guerra e conseguiu resultados notáveis.

Clooney dirige e atua nesta produção, mas não se decide sobre o rumo que ela toma. Ele que já é chegado numa causa nobre, projeta na maioria tempo um água com açúcar patriótico com direito a discurso cada vez que um personagem importante morre e trilha sonora apelativa, mas eficaz do sempre competente Alexandre Desplat (“Moonrise Kingdom”). Outras horas joga com bons momentos cômicos como na hora em que o personagem de Damon pisa numa mina terrestre (aparece no trailer), mas ainda sim são tão diluídos no tom dramático que é preciso que Desplat lembre o espectador com uma música mais própria para o riso.

O elenco é carismático o suficiente para entreter o público, contando com presenças marcantes de Bill Murray (também de “Moonrise Kingdom”) e John Goodman (“O Vôo”). Entretanto, a química é comprometida por um roteiro intrincado que dilui a força dos atores ao invés de potencializá-la. Prova disso é o completo desperdício da personagem da fabulosa Cate Blanchett (“Blue Jasmine”) relegada a uma participação quase desnecessária que, pela falta de conteúdo toma até mais tempo do que devia.

Já o design de produção, cenografia e figurino merecem aplausos pela reconstituição bastante acurada do período, sendo muito bem retratada pela fotografia de Phedon Papamichael que já trabalhou com Clooney em “Tudo Pelo Poder“.

Curiosidade: Matt Damon pisa na praia da Normandia no fim da Segunda Guerra pela segunda vez quinze anos depois de ser o soldado que dá o nome à premiada produção de Steven Spielberg “O Resgate do Soldado Ryan”.

Caçadores de Obras-Primas” é um divertimento razoável, mas esquecível, tanto pela falta de direção dramática, quanto pela narrativa fragmentada.

Ficha Técnica

Elenco:
George Clooney
Matt Damon
Bill Murray
Cate Blanchett
John Goodman
Jean Dujardin
Hugh Bonneville
Bob Balaban
Dimitri Leonidas

Direção:
George Clooney

Produção:
George Clooney
Grant Heslov

Fotografia:
Phedon Papamichael

Trilha Sonora:
Alexandre Desplat

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑