Cadê Você, Bernadette? (“Where’d You Go, Bernadette”)

Se tem um diretor que entende de filmes de família é Richard Linklater que fez o sensacional “Boyhood: Da Infância à Juventude”. Daí ele escala a força da natureza Cate Blanchett (“Conspiração e Poder”) para atuar e então não tinha como dar errado.

Ela é a Bernadette do título, ex-arquiteta que mora numa casa caindo aos pedaços com seu marido Elgie (Billy Crudup de “O Experimento de Aprisionamento de Stanford”) e sua filha Bee (a estreante Emma Nelson). Só que ela desenvolveu uma complexa condição psicológica que envolve ansiedade, depressão e fobia social. Isso faz com que se torne avessa a pessoas e arrogante, afastando todos à sua volta, com exceção da filha. A narrativa mostra as consequências de seus atos de forma bem humorada, bem como tenta explorar o gatilho para essa sua condição.

Começa que o filme é Cate Blanchett. Ela sozinha é responsável pelos melhores momentos. Usa uma expertise de teatro inclusive para compor os trejeitos da personagem e sua entonação de voz. Há cenas onde ela faz monólogos deliciosos de se ver como nas conversas com sua assistente eletrônica ou na acalorada discussão com um antigo colega de profissão. Mais difícil do que não se apaixonar por Blanchett é não se conectar com a sua personagem. Dá para sentir da sua carência à sua arrogância, passando por toda a complexidade de suas camadas emocionais.

Crudup está sempre correto e Emma Nelson surpreende em sua primeira atuação. Tanto ela quanto a condução de Linklater transportam o espectador entre o drama e a comédia sem solavancos, fazendo rir e emocionando e entrelaçando as duas sensações com lógica e consistência de um roteiro muito bem escrito, a começar pelo título que tem conotação dupla, tanto sobre a presença física quanto a psicológica, onde se constata que a protagonista não é a mesma desde que começou com seus distúrbios psicológicos.

Ah, e o desfecho é lindo.

Baseado no livro homônimo de Maria Semple, “Cadê Você, Bernadette?” é uma comédia dramática sem grandes pretensões, mas que faz uma ótima jornada emocional na dinâmica de uma família. Surpreende.

Curiosidades:

– As cenas na Antártida iriam ser feitas com CGI e tela verde, mas Cate Blanchett disse que só faria o filme se houvesse realidade, então equipe e elenco foram filmar na Groelândia.
– Bernadette se refere a personagem da Dr. Kurtz como “Coronel Kurtz”. É uma analogia ao personagem do mesmo nome do clássico “Apocalipse Now”.

Ficha Técnica

Elenco:
Cate Blanchett
Billy Crudup
Emma Nelson
Judy Greer
Kristen Wiig
Steve Zahn
Laurence Fishburne
Jóhannes Haukur Jóhannesson
Zoe Chao
Megan Mullally
Kate Burton
James Urbaniak
Kate Easton
Claudia Doumit
Troian Bellisario

Direção:
Richard Linklater

Produção:
Megan Ellison
Nina Jacobson
Brad Simpson
Ginger Sledge

Fotografia:
Shane F. Kelly

Trilha Sonora:
Graham Reynolds

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑