Cadillac Records (EUA, 2008)

Genre : ,

[youtube LcBvqJgMsVk]

A história da origem do rock’n’roll é contada através da Chess Records, gravadora que ajudou grandes nomes como Muddy Waters e Chuck Berry a cravarem sua música para sempre no mundo. A trama foca principalmente o relacionamento entre o dono da gravadora, Leonard Chess (Adrian Brody de “Viagem a Darjeeling“) e Walters (Jeffrey Wright de “007 – Quantum of Solace“) e narra todos os anos onde a gravadora esteve no topo das paradas com seus artistas, como Chess gostava de presenteá-los com Cadillacs, porém retendo para si os direitos autorais.

Como registro histórico, salvo às licenças poéticas, é válido. Porém, seus realizadores quiseram fazer dois filmes em um, juntando musical e drama, porém sem ser uma fusão, mas é como se literalmente fizessem um filme de drama, outro do gênero musical e partissem os filmes em vários pedacinhos, juntando-os num só monstrengo de quase duas horas de duração.

Assim, os amantes da música vão se frustrar com as arrastadas passagens dramáticas entre um número e outro. Os cinéfilos e conhecedores de boas histórias, devem achar interessante o destino dos personagens, mas vão torcer o nariz para uma fluidez narrativa fraca (inclusive a passagem do tempo é muito mal registrada) e a quebra de ritmo constante por conta dos números musicais, os quais por serem na maioria dentro dos estúdios acabam perdendo a graça até mesmo como musical. O resultado? Provavelmente não vai agradar a nenhum segmento, se convertendo apenas numa experiência regular e cansativa que alguns devem assistir no fast foward.

Sim, Wright está ótimo como Muddy Waters e Mos Def (“Rebobine Por Favor“) empresta seu sarcasmo na ótima caracterização de Chuck Berry. E tem a cantora Beyoncé que… canta, além, é claro, de ser linda (ela também arriscou no cinema em “A Pantera Cor de Rosa“). Apenas para gostos bem particulares e por sua conta e risco.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Adrien Brody
Jeffrey Wright
Gabrielle Union
Beyoncé Knowles
Columbus Short
Mos Def
Cedric the Entertainer
Emmanuelle Chriqui
Eamonn Walker

Direção:
Darnell Martin

Produção:
Andrew Lack
Sofia Sondervan

Fotografia:
Anastas Michos

Trilha Sonora:
Terence Blanchard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑